Editora Inpa lança nesta quarta-feira cinco obras relacionadas à Amazônia
O lançamento acontecerá no Auditório da Ciência, dentro do Bosque da Ciência. Os livros e cartilhas são de autoria de pesquisadores e técnicos do Instituto
Por Caroline Rocha - Ascom Inpa
Foto: Cimone Barros
A Editora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) lança nesta quarta-feira (1) cinco obras de pesquisadores e técnicos do Inpa relacionadas à Amazônia. O evento acontece, às 15h, no Auditório da Ciência, situado no Bosque da Ciência. O lançamento ainda contará com um coquetel de iguarias amazônicas.
Entre os lançamentos, está o “Caderno de Debates do Grupo de estudos Estratégicos Amazônicos (GEEA) - Tomo VII” organizado pelos pesquisadores do Inpa Adalberto Val e Geraldo Mendes dos Santos; “Verde Perto Educação”, de Leonardo Rodrigues e Marina Anciães; “Plantas Colonizadoras de Áreas Desflorestadas para Atividades Petrolíferas”, de Iêda Amaral, Maria de Lourdes, Carla Nogueira e Francisca Matos.
As outras obras são a cartilha “Buriti: Coleta, Pós Colheita, Processamento e beneficiamento dos frutos de Buriti”, de Afonso Rabelo e Felipe França, e a “Coleção Ciência é Legal”, com cinco volumes, supervisionada pela pesquisadora Vera Maria Fonseca de Almeida e Val.
Caderno de Debates do GEEA Tomo VII
Esta nova edição do “Caderno de Debates do GEEA - Tomo VII” reúne de maneira clara e sob diferentes perspectivas cinco temas relevantes para o desenvolvimento da Amazônia.
A obra discute o Processo cultural da Amazônia; Plantas alimentícias não-convencionais; Toxinas: explorando a biodiversidade para o bem e para o mal; Música e poesia na Amazônia e Ciência, tecnologia e inovação na Amazônia.
Coleção Ciência é Legal
Direcionada para crianças e adolescentes, a coleção “Ciência é Legal” procura contribuir com o aprendizado e a formação intelectual dos leitores e aguçar o interesse pela Amazônia. Lançada inicialmente em 2007, esta é a 2ª impressão da coleção.
A obra conta a história de Zizi, uma menina de 11 anos, que veio de São Paulo para Manaus. Com a mudança, Zizi passa a se interessar mais pelo meio ambiente e pelos encantos da nova cidade, começando começa a aventura da menina na região.
A coleção faz parte do Projeto PARA-LER (Peixes, Ambiente e Rios da Amazônia Legados Excepcionais da Região) criado pelos pesquisadores do Inpa para melhorar a interface entre as disciplinas e disseminar o conhecimento da Amazônia para as gerações futuras. A Coleção foi financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq).
Verde Perto Educação
O livro “Verde Perto Educação” trata do Programa de mesmo nome, que leva ciência, política, arte, cultura e meio ambiente para crianças e jovens do Brasil desde 2007. A obra apresenta as metodologias de educação ambiental, a história de construção do programa e relata as experiências em locais onde a metodologia foi adaptada e inserida.
“Verde Perto Educação” é voltado para as Organizações Não-Governamentais (ONGs), instituições que aderem à sustentabilidade e às pessoas que tenham o objetivo de trabalhar com educação ambiental de forma dinâmica e lúdica.
Para deixar o livro ainda mais atrativo e agradável de ler, poesias de crianças que participam do programa preenchem as páginas da obra. O livro teve apoio do Programa de Monitoramento de Fauna (Avifauna).
Cartilha Buriti
A cartilha “Buriti: Coleta, Pós Colheita, Processamento e beneficiamento dos frutos de Buriti” objetiva divulgar as potencialidades econômicas e nutritivas do buritizeiro (Mauritia flexuosa L. f) e servir de fonte para novos experimentos culinários com o fruto.
A obra possui texto com linguagem fácil, ilustrações coloridas, além de apresentar a ferramenta de coleta de cachos, a fenologia dos frutos, época de coleta dos cachos, amadurecimento dos frutos pós-colheita e os métodos para extração, processamento e beneficiamento da polpa.
Plantas Colonizadoras de Áreas Desflorestadas
O livro “Plantas Colonizadoras de Áreas Desflorestadas para Atividades Petrolíferas” leva o conhecimento de plantas que colonizam as clareiras desmatadas de Urucu, município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus), para o meio científico e para a sociedade.
De linguagem fácil, o livro apresenta ao profissional, aluno ou amante da natureza, imagens e desenhos de estruturas das plantas e as características morfológicas. A obra descreve 60 espécies de plantas, entre nativas e exóticas, comuns em áreas desmatadas na região Amazônica, como por exemplo, o Cipó-uma (Fridericia platyphylla), Junco (Eleocharis geniculata) e Maracujá do mato (Passiflora nitida).
O livro teve apoio do Projeto de Recuperação de Áreas Degradas do fundo de recursos sociais Ciência e Tecnologia do Setor Petróleo e Gás Natural (CTPetro) e financiamento do CNPq, da Agência Brasileira da Inovação (Finep) e da Petrobras.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (92) 3643-3223 / 3438 ou via e-mail editora@inpa.gov.br. Para conhecer o catálogo completo das obras da Editora Inpa basta acessar o endereço http://livrariadoinpa.nuvemshop.com.br/
Redes Sociais