Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa doa purificadores de água para ONG Reviva Instalar em Nampula, África
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa doa purificadores de água para ONG Reviva Instalar em Nampula, África

  • Publicado: Quarta, 17 de Junho de 2015, 11h36
  • Última atualização em Quinta, 03 de Setembro de 2015, 10h53

Além da doação, um técnico do Inpa fará a instalação dos equipamentos em duas localidades, em julho. Outro será instalado, em outubro, em uma aldeia Yanomami, em Santa Isabel do Rio Negro (AM)

Por Caroline Rocha - Ascom Inpa

Foto Fernanda Farias

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) doou dois equipamentos do purificador de água movido à energia solar, o Água Box, para a ONG Reviva, que fará a instalação do dispositivo na província de Carropeia e na vila de Murrupula, no estado de Nampula, ao norte de Moçambique, na África. A entrega dos equipamentos para a ONG aconteceu na terça-feira (16). 

Uma equipe de seis voluntários da ONG, juntamente com o técnico do Inpa, Ray Cleiser Nascimento, sairá do Brasil no dia 8 de julho e ficará 15 dias na África para fazer a instalação dos purificadores nas duas localidades, que atenderão cerca de 700 pessoas. É a primeira vez que o Água Box será levado para outro país. O equipamento é uma invenção do pesquisador do Inpa, Roland Vetter.

Conforme Nascimento, o Água Box funciona à base de energia solar, através de raios ultravioletas (UV), com capacidade para purificar até 400 litros de água por hora. As lâmpadas ultravioletas têm durabilidade de dois a três anos. “O purificador foi desenvolvido para comunidades isoladas, que não possuem energia elétrica e com grande durabilidade de tempo, além disso, o equipamento não contém substâncias tóxicas para o meio ambiente”, contou.

Moçambique é um dos países mais pobres do mundo e a expectativa de vida dos habitantes é de aproximadamente 45 anos. De acordo com uma das fundadoras da ONG Reviva, Beatriz Marcelino, a organização trabalha procurando aumentar a qualidade de vida dos moçambicanos. “As mulheres são as que mais sofrem ao levarem água suja para seus filhos”, destacou.

Além dos dois purificadores, a ONG, com o apoio da Barry Callebaut, distribuirá 584 kits escolares, contendo caderno, canetas, lápis, apontador e giz de cera, e também com a ajuda da R. Rubio, fará doações de 2 mil bolas de vinil para as crianças. Também serão doados chinelos para crianças, jovens e adultos. Na venda de um par de chinelos, automaticamente é feita a doação de outro para um africano.

No mês de outubro, o purificador de água será instalado em uma das 12 aldeias Yanomami, localizada no município de Santa Isabel do Rio Negro (a 369 quilômetros de Manaus). Esta é a segunda vez que a ONG Reviva visita o Inpa este ano. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página