Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Circuito da Ciência comemora dez anos
Início do conteúdo da página
Notícias

Circuito da Ciência comemora dez anos

  • Publicado: Segunda, 30 de Março de 2009, 00h00
  • Última atualização em Sexta, 12 de Junho de 2015, 12h00

 

Por Tabajara Moreno

“O trabalho de socialização da informação desenvolvido pelo Circuito da Ciência é vital. Ao colocarmos a criança em contato com o conhecimento científico estamos investindo no futuro do meio ambiente e da sociedade”. Essa foi uma das considerações feitas pelo diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Adalberto Luís Val, na manhã de sábado (28), durante a abertura da primeira edição deste ano do projeto ‘Circuito da Ciência’. O evento aconteceu no Jardim Botânico Adolpho Duck, localizado na Rua Uirapuru, Cidade de Deus, zona norte de Manaus, e reuniu aproximadamente 300 alunos de quatro escolas públicas da cidade.

Os alunos das escolas municipais Francisco Nunes e São Sebastião, do Puraquequara, escola estadual Padre Pedro Gislandy, da Compensa I, e Vicente Telles de Souza, do São Geraldo, tiveram uma manhã de sábado diferente. O objetivo era aproximá-los do conhecimento científico. Na programação, peças teatrais, apresentações musicais, dicas sobre higiene bucal, reciclagem, saúde física e um passeio pela trilha do Jardim Botânico.  

Adalberto Val falou aos estudantes sobre a importância que eventos como o ‘Circuito da Ciência’ assumem para a criação de vínculos de responsabilidade sócio-ambiental. O diretor utilizou uma viagem ao Japão, feita há duas semanas, como exemplo. “O Japão e outras nações extremamente desenvolvidas não protegeram seus recursos naturais. Hoje eles têm muito dinheiro e investem pesado para recuperar aquilo que degradaram. O Brasil, em especial a Amazônia, precisa aprender com essas experiências e assumir o compromisso de criar uma relação mais equilibrada com o meio ambiente”, afirmou.

Ao longo desses dez anos, o projeto ‘Circuito da Ciência’ já foi acompanhado de perto por mais de 25 mil pessoas. Crianças, jovens e adultos que tiveram contato com os resultados de pesquisas desenvolvidas nos laboratórios do Inpa. Para o coordenador do projeto, Jorge Lobato, o trabalho gradual desenvolvido pelo circuito ao longo do tempo o consolidou como uma das principais ações de extensão ambiental na cidade, e também reafirmou o trabalho de popularização científica do Instituto. “A transmissão de conhecimento de forma lúdica auxilia o compromisso do Inpa de desenvolver na sociedade um olhar mais crítico a respeito das questões ambientais e da importância da ciência para a busca de caminhos”, enfatizou Lobato.

Realizado em parceria com a Prefeitura de Manaus, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas); Educação (Semed) e Limpeza Pública (Semulsp), com o Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Magistral, Projeto Consciência Limpa – da Rede Amazônica, Brothers, projeto LBA, Max Planck e Lapsea/Inpa, o ‘Circuito da Ciência’ tem o patrocínio da Petrobrás e da Moto Honda da Amazônia.

O evento contou com a presença do Gerente de Gestão Ambiental da Moto Honda, José Campos, secretário municipal da Semulsp, Paulo César Cavaletes, a professora da Unait/UEA, Heloísa Canduro, e representante da Sokagakkai, Tarcísio Filho e o senador amazonense Jefferson Praia, o professor do teatro experimental do Sesi, Wagner Melo, e alunos do curso de educação física da Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro).

registrado em:
Fim do conteúdo da página