Amazonas terá frutas cítricas certificadas
Amazonas
Membros do Centro Nacional de Mandioca e Fruticultura Tropical (CNPMF/EMBRAPA) estiveram em Manaus, semana passada, articulando as diretrizes gerais para implantação do projeto “Produção Integrada em Citricultura no Amazonas (PIC-AM)”, que iniciará o processo de modernização do sistema de produção de frutas cítricas no Amazonas.
Pesquisas desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) nas áreas de solo, fertilização, combate às pragas e doenças dos citros servirão como subsídio teórico para o início das atividades de implantação. A previsão é de que o projeto comece a ser posto em prática daqui a três anos.
Desenvolvido pelo Ministério da Agricultura através da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o programa a ser desenvolvido é uma extensão do existente na região Nordeste. O principal objetivo, conforme explica o presidente da Associação Amazonense de Citricultores (Amazon Citrus), Osíris Silva, é iniciar “um processo de modernização visando à produção de frutas certificadas pelo Ministério da Agricultura”.
Por Tabajara Moreno
Redes Sociais