Pesquisas do Inpa ajudarão na formação de idosos
Ascom
Convênio estabelecido entre o Inpa e a Universidade Aberta da Terceira Idade contribuirá com a qualificação profissional dos idosos do Amazonas
Por Tabajara MorenoContribuir com a capacitação dos idosos é o principal objetivo do convênio estabelecido entre o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e a Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI), vinculada a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A primeira reunião da parceria aconteceu nesta segunda-feira (9) na Coordenação de Ações Estratégicos (COAE) do Inpa.
Inicialmente, a parceria prevê a utilização das pesquisas científicas desenvolvidas pelo Instituto nas áreas de nutrição, piscicultura, criação de abelhas e plantas medicinais, na realização de cursos práticos que contribuam não só com a qualificação profissional dos idosos do Amazonas, como também, para a melhoria da qualidade de vida deles.
Para o coordenador de Ações Estratégicos do Inpa, Estevão Monteiro de Paula, à medida que contribui com a capacitação dos idosos, a parceria acelerará o processo de difusão do conhecimento científico, o qual o Inpa tem buscado.
A UnATI funciona com um selo de certificação da Organização Mundial de Saúde (OMS), tendo a finalidade de promover pesquisas no campo do envelhecimento que contribuam para a melhora na qualidade de vida dos idosos. “É uma formação ajustada às necessidades do idoso”, explica o diretor da UnAIT/UEA, Euler Esteves Ribeiro, esclarecendo que à medida que o idoso tem acesso aos cursos de formação, ele (o idoso) aplica o conhecimento adquirido na sua vida.
A previsão do grupo de trabalho é que daqui a um mês todo o projeto técnico seja finalizado e as primeiras turmas comecem as aulas ainda no segundo semestre de 2009.
Estiveram na reunião: a diretora do Inpa em exercício, Lúcia Yuyama, o coordenador de Extensão, Carlos Roberto Bueno, e o curador do Herbário, Carlos Franciscon, a coordenadora de Extensão da UnATI/UEA, Heloísa Cauduro e o assessor de assuntos institucionais, Alysson Brito.
Redes Sociais