Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Aula magna recepcionará calouros da Pós-Graduação
Início do conteúdo da página
Notícias

Aula magna recepcionará calouros da Pós-Graduação

  • Publicado: Sexta, 27 de Fevereiro de 2009, 00h00
  • Última atualização em Sexta, 12 de Junho de 2015, 10h43

 

Ascom

Formar recursos humanos para atuar na Amazônia ainda é um desafio que, ao longo dos anos, vem sendo superado. Exemplo disso são os mais de 30 anos da Pós-Graduação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) que, na próxima segunda-feira (02), realiza a Aula Magna para recepcionar os novos alunos em nível de mestrado e doutorado do Instituto no ano de 2009.

            Com o tema “A Integração Amazônica e a Nova Universidade Federal do Oeste do Pará: Desafios e Oportunidades”, a palestra de abertura será ministrada pelo professor José Seixas Lourenço, às 16h, no restaurante do Inpa. Na ocasião, ele falará sobre os novos horizontes que se abrem para os futuros pesquisadores com a nova universidade instalada na região.

            Como parte da programação, na terça-feira (03), pela manhã, às 8h30, no auditório da Coordenação de Pesquisas em Entomologia (CPEN/Inpa), diversas palestras serão promovidas por pesquisadores que fazem parte do Instituto a fim de mostrar ao público da pós-graduação, algumas das diversas áreas do conhecimento científico, nas quais o Inpa atua.

            Assuntos como Doenças Tropicais, Coleções Biológicas, Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, Biblioteca, Serviços de Internet, Sistema de Informação Geográfica e Reservas Biológicas e Estações Experimentais farão parte das apresentações. O objetivo é fazer com que os alunos conheçam um pouco do funcionamento da Instituição.

Pós-Graduação – Atualmente, o Inpa possui oito curso em nível de mestrado, são eles: Agricultura no Trópico Úmido (ATU); Botânica; Entomologia; Ciências de Florestas Tropicais (CFT); Biologia – Ecologia; Clima e Ambiente; Biologia de Água Doce e Pesca Interior (BADPI); Genética, Conservação e Biologia Evolutiva. Desse total, sete também são em nível de doutorado, com exceção do ATU.

            Desde que foram criados, os cursos de pós-graduação já formaram mais de 1.133 pessoas. O de Botânica foi o primeiro, em 1973, e o último, o de Clima e Ambiente, em 2006, sendo uma parceria entre o Inpa e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Relação de mestres e doutores formados pelo Inpa:

1. ATU - 35 mestres

2. BADPI - 156 mestres e 38 doutores

3. BOTANICA – 103 mestres e 44 doutores

4. CFT – 142 mestres e 05 doutores

5. CLIMA E AMBIENTE – não tem titulado ainda – curso novo

6. ECOLOGIA – 250 mestres e 60 doutores

7. ENTOMOLOGIA – 192 mestres e 62 doutores

8. GENÉTICA – 40 mestres e 6 doutores

registrado em:
Fim do conteúdo da página