Cientista do Inpa é a mais votada da Câmara de Pesquisas
Ascom
A pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Maria Inês Gasparetto Higuchi, foi uma das cientistas mais votadas para as Câmaras de Assessoramento Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Ela foi a mais votada para a Câmara de Pesquisa, na área de Ciências Humanas e Sociais, com 27 votos, seguida pelo pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa), Luiz Marcelo Brum Rossi, na área de Ciências Agrárias, eleito com 24 votos. Higuchi é cientista do Laboratório Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea) do Instituto. Os números foram divulgados na última sexta-feira (13) no site da FAP.
As Câmaras de Assessoramento Científico de Pesquisa e de Pós-Graduação são responsáveis por analisar o mérito científico e técnico dos projetos submetidos à FAP, considerando pareceres de consultores ad hoc, com o oferecimento de parecer conclusivo a ser encaminhado à Diretoria Técnico-Científica. Além disso, os pesquisadores que compõem as Câmaras avaliam a execução dos projetos que tenham recebido apoio financeiro da Fapeam, bem como propõem medidas que auxiliem as Instituição no cumprimento dos programas e finalidades.
A Câmara de Pesquisa é divida em seis áreas: Ciências Agrárias, Biológicas, da Saúde, Exatas e da Terra, Humanas e Sociais e Engenharias. Na área de Ciências Biológicas, o pesquisador da Coordenação de Pesquisas em Tecnologia de Alimentos (CPTA/Inpa), Jorge Ivan Rebelo Porto, foi o mais votado, com 12 indicações, seguido pelo cientista da Fiocruz-Am, Felipe Arley Costa Pessoas, com 9 votos.
Na Câmara de Pós-Graduação, a cientista mais votada é da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Ana Cyra dos Santos Lucas, com 68 votos. A Câmara é divida nas seguintes áreas: Agrárias, Biológicas e da Saúde; Exatas, da Terra e Engenharias; e Ciências Humanas, Sociais e Linguísticas, Letras e Artes. Lucas também ficou em primeiro lugar na área de Agrárias, Biológicas e da Saúde, seguida pelo pesquisador do Inpa, Paulo de Tarso Barbosa Sampaio, com 22 votos.
Além de Higuchi, Rebelo e Sampaio, outros sete cientistas foram eleitos para as Câmaras de Assessoramento Científico da Fapeam – Pesquisa e Pós-Graduação. São eles: Kaoru Yuyama; Ires Paula de Andrade Miranda; Vera Margarete Scarpassa; Joselita Maria Mendes dos Santos; Míriam Silva Rafael; Claudete Catanhede do Nascimento; Maria de Jesus Coutinho Varejão.
Os novos membros foram eleitos para cumprir mandato de dois anos (2009/2010). Ao todo, foram eleitos 32 pesquisadores. O Inpa foi a Instituição que conseguiu eleger o maior número de representantes, seguido pela Embrapa, Ufam e Nilton Lins, com seis representantes, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com cinco, Fiocruz-AM, com dois, e Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FMTAM), com um.
De acordo com a Comissão Eleitoral e o artigo 37 da Resolução n. 008/2006, o resultado final do pleito será divulgado após homologação pelo Conselho Superior, durante reunião marcada para acontecer no mês de março. Após a homologação, os novos membros tomam posse e iniciam as atividades.
Para consultar a lista completa, acessar o endereço:
http://www.fapeam.am.gov.br/formularios/Resultado_camaras.pdf
Redes Sociais