Exposição “Amazônia: o povo da água”
Ascom
Traços indígenas, belos reflexos da luz do pôr do sol na água, o carisma ribeirinho, os rios e o habitat amazônico, são as características que o público poderá conferir na Exposição ``Amazônia: O Povo da água``, que o Paiol da Cultura do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) receberá de 17 de fevereiro a 22 de março.
A exposição é do fotógrafo Aldamir Chíxaro, natural do município de Humaitá e fotógrafo desde de 1992. Chíxaro enfoca seu trabalho no fotojornalismo. A exposição reúne obras de anos de trabalho mostrando o costume da população ribeirinha que vive à margem dos rios amazônicos.
Ao todo são trinta fotos que, de acordo com o fotógrafo, foram tiradas nos rios Maués, Negro, Barcelos, Solimões, Madeira e Humaitá, além também de fotografias do Parque Nacional do Jaú.
Sobre o autor:
Chíxaro tem experiência fotojornalísticas nas coberturas de imprensa durante a campanha pelas Diretas Já e no Carnaval do Rio de Janeiro. Matérias especiais para grandes órgãos de imprensa como Revista Amiga, Ele Ela, Manchete da Editora Bloch e Jornal do Brasil o credenciaram a trabalhar para importantes agências de fotografias: Agencia Atlantic Press, Agência Prisma e Casa do Vaticano.
Alguns de seus ensaios resultaram em outras três exposições e prêmios de fotografia. Um deles foi o prêmio José Medeiros de Fotografia em 1991 pelo Museu de Arte Moderna.
Ensaios Fotográficos
- Parque Nacional do Jaú;
- População ribeirinha;
- Lixão no Amazonas;
- Trabalhadores Braçais;
- Pescaria Profissional (Amazonas);
- Natureza;
- Rio visto de cima em preto e branco.
Exposições:
- Prêmio José Medeiros de Fotografia;
- 30 dias na Bolívia;
- Amazônia e sua gente (em preto e branco).
Prêmios:
- categoria ``Fotojornalismo``, Revista Francesa Photo- Ed. Janeiro e Fevereiro de 1999.
Mais informações: www.chixaro.com
Janaina Karla - Ascom Inpa
Redes Sociais