Servidores do Inpa se confraternizam durante o encerramento da 1ª Semana de Qualidade Vida no Trabalho
Foto: Luciete Pedrosa/Ascom Inpa
Encenação teatral, palestras motivacionais, atividades físicas
e ainda ginástica laboral fizeram parte da programação
da Semana de Qualidade de Vida no Trabalho do Inpa.
Encenação teatral, palestras motivacionais, atividades físicas e ainda ginástica laboral fizeram parte da programação da Semana de Qualidade de Vida no Trabalho do Inpa
Foto e Texto Luciete Pedrosa/Ascom Inpa
“Hoje não é o final da 1ª Semana de Qualidade Vida no Trabalho. É apenas o começo de muitas outras ações que acontecerão”, declarou o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), Luiz Renato de França, durante o encerramento do evento, que reuniu servidores para uma confraternização, na manhã desta quinta-feira (12), na sede da Associação dos Servidores do Inpa (Assinpa).
Segundo o diretor do Inpa, este evento foi acima do que se esperava, não apenas pelo nível das palestras apresentadas, mas também pela participação dos servidores. “Espero que haja um efeito multiplicador dessas ações, porque queremos realizar muito mais”, ressaltou França.
A coordenadora de Gestão de Pessoas (COGP/Inpa), a psicóloga Maria do Carmo Lopes, também ressaltou, durante o encerramento do evento, que esta ação é o começo de muitas outras que ainda virão em prol da qualidade de vida do servidor. “Na certeza de que estaremos, durante o ano de 2015, participando de mais ações com relação à qualidade de vida, espero que os servidores, que participaram desta 1ª Semana, possam ser multiplicadores desse trabalho que estamos iniciando no Inpa”, disse Lopes.
Como objetivo de motivar, estimular e valorizar o servidor, a 1ª Semana de Qualidade Vida no Trabalho, que teve como tema “Qualidade de vida, trabalho e vida saudável”, teve início na última segunda-feira (9), no Auditório da Ciência, com a realização de serviços e palestras abordando assuntos como: nutrição, saúde, e educação financeira. A realização do evento partiu da iniciativa da coordenadora da COGP com apoio da nova gestão do Inpa.
Para ela, iniciativas como esta só acontecem se houver apoio e interesse dos gestores para que isso aconteça. “A equipe só é motivada se o nosso líder se estiver motivado também”, destacou Lopes, agradecendo aos palestrantes, que aceitaram o convite para colaborar com o evento, à diretoria da Assinpa, aos servidores que aderiram ao evento e também ao apoio recebido, dentre outras, da Coordenação de Extensão (Coex) e da Coordenação de Tecnologia de Informação (CTIN).
Apresentação
Durante o encerramento do evento, os servidores se emocionaram ao assistir a uma encenação teatral “um planeta encantador” com o grupo de teatro Sacy Itinerante, da Associação de Apoio às Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais (AAPPNE). O grupo é formado por 20 artistas e reúne pessoas portadoras de necessidades especiais e seus familiares.
Para a coordenadora da AAPPNE Maria Dias é fundamental mostrar às pessoas com necessidades especiais que eles podem fazer o que quiserem apesar da deficiência e suas limitações. “Quando se envolvem com a arte eles se olham e dizem para si que são capazes. A arte faz mudanças e os resultados estão são estes: alguns são universitários e outros já conseguiram se formar”, contou.
A servidora do Inpa, Maria de Lourdes, uma das participantes da ginástica laboral, portadora de deficiência auditiva, está confiante de que outras semanas de qualidade de vida aconteçam no Instituto. “Acredito neste trabalho que está sendo realizado pela coordenação de Gestão de Pessoas e espero que eventos como este aconteçam mais vezes. E que daqui para frente tenha a segunda, a terceira e a quarta semana de qualidade de vida”, aposta a servidora.
PCE realiza I Encontro entre Coordenadores Regionais no Inpa
Inpa, UEA e Instituto Max Planck assinam contrato de parceria para o Projeto ATTO
Descontração entre os servidores do Inpa e ações de saúde marcaram o terceiro dia da 1ª Semana de Qualidade de Vida
Redes Sociais