Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Bionorte: Formação de recursos humanos terá mais incentivo
Início do conteúdo da página
Notícias

Bionorte: Formação de recursos humanos terá mais incentivo

  • Publicado: Segunda, 05 de Janeiro de 2009, 00h00
  • Última atualização em Sexta, 12 de Junho de 2015, 10h10

 

Ascom

As Instituições de Ensino e Pesquisa (IEP) da Amazônia ganharão mais um incentivo para ajudar na formação de competências para atuarem na região: a rede Bionorte. A rede é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) – CONSECTI. O objetivo dos secretários e das IEPs é integrar recursos humanos para o desenvolvimento de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), além da formação de doutores.

            O coordenador de Ações Estratégicas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) – uma das Instituições participantes, Estevão Monteiro de Paula, disse que os doutores que serão formados devem atuar, principalmente, na biodiversidade e biotecnologia. A meta, segundo ele, é gerar conhecimentos, processos e produtos que contribuam para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. “A rede foi motivada pela possibilidade de sinergia entre as instituições locais a fim de ampliar a capacidade de desenvolvimento científico e tecnológico”, destacou.

            Durante o processo de construção da rede, Estevão explicou que o Inpa contribuiu relatando suas experiências e os problemas encontrados para a capacitação de pessoal qualificado na Amazônia. Contudo, o coordenador ressaltou que o Instituto continuará atuando por meio de suas atividades de pesquisa, bem como através do seu Programa de Pós-Graduação.

Hoje, o Instituto conta com oito cursos de pós-graduação, sendo sete em nível de mestrado e doutorado e um em nível de mestrado. Somente em 2008, o Inpa formou 77 mestres e 16 doutores. Ao longo da história da Instituição, já foram formados mais 1.171 profissionais, sendo 939 mestres e 232 doutores.

            Em relação ao funcionamento da rede, o coordenador afirmou que será aproveitada a capacidade instalada das IEPs locais. Além disso, a rede será composta por um Conselho Diretor constituído por representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e CONSECTI, além de representantes das FAP’s, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), entre outros.

registrado em:
Fim do conteúdo da página