PCE realiza I Encontro entre Coordenadores Regionais no Inpa
“A maior dificuldade para quem vive nos municípios distantes é o deslocamento. Mas este fato não foi visto como empecilho por nenhum dos coordenadores”, comentou a assessora pedagógica do acompanhamento técnico científico motivacional Do PCE, Lívia Lima
*Da redação da Ascom
Coordenadores Regionais do Programa Ciência na Escola (PCE) de todas as microrregiões de norte ao sul do Amazonas participaram do I Encontro de Coordenadorias Regionais do Programa Ciência na Escola entre os dias 17 a 19 de março no Campus III do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), localizado no V8, com intuito de trocar experiências sobre o programa. Acompanhe aqui a programação.
Além do compartilhamento de experiências, o encontro promove a formação dos coordenadores regionais do PCE proporcionando uma reflexão individual e coletiva sobre as novas formas de produzir, armazenar, distribuir e mediar o processo de alfabetização científica nas escolas públicas do estado do Amazonas.
Para a coordenadora geral do PCE, a pesquisadora do Inpa Fátima Vieira Nowak, é uma satisfação muito grande a realização deste evento. "Esse é um evento de extrema importância e o grande legado que vamos ter ao final desse encontro, será o plano de ação e o plano estratégico que vamos elaborar junto com cada uma das coordenadorias e seus respectivos municípios", disse.
Segundo a Nowak, na programação do evento também está inclusa uma visita a Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), que será uma oportunidade de conhecer de perto todas as ações realizadas que envolvem o PCE. "Vamos mostrar um pouco como funciona os trâmites que envolvem os papéis, os recursos e de tudo que diz respeito ao PCE e que facilite a vida de quem mora no interior do Amazonas", comentou.
De acordo com a Coordenadora Pedagógica do PCE, organizadora do evento, Eduarda Albuquerque, o encontro visa também a compreensão do processo de gestão, administração e inter-relação das atividades entre a Fapeam e o Programa Ciência na Escola.
“Esse encontro servirá também para que os coordenadores compreendam o processo de gestão, administração na Fapeam, e posteriormente, eles possam elaborar seu plano de ação de acordo com as estratégias do Programa como um todo”, explicou a coordenadora.
Desafio
Nem mesmo a dificuldade de transporte para chegada dos coordenadores até Manaus desanima a participação no evento. Para a Assessora pedagógica do Acompanhamento Técnico Científico Motivacional (ATCM), Lívia Lima, o deslocamento é a maior dificuldade, porém não é impedimento. “A maior dificuldade para quem vive nos municípios distantes é o deslocamento. Os coordenadores estão na expectativa para realização do encontro, durante o período da sensibilização e articulação pude perceber o interesse de todos, considerando o evento positivo para a capacitação de cada um. O fato do deslocamento não foi visto com empecilho”, ressaltou.
*Com informações do PCE.
Inpa, UEA e Instituto Max Planck assinam contrato de parceria para o Projeto ATTO
Redes Sociais