Aula Magna do Programa Ciência na Escola no Inpa destaca alta no índice de aprendizagem
Projeto “O uso de materiais recicláveis no ensino de geometria espacial”, deParintins (AM),ajudou a elevar o número aprovações no Enem, na Prova Brasil e no Sadeam
Por Caroline Rocha – Ascom Inpa
Foto: Acervo PCE
Expandir e melhorar a qualidade da educação científica na Amazônia é um dos objetivos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI). A instituição apoia o Programa Estratégico de Acompanhamento, Expansão e Interiorização do Programa Ciência na Escola (Pro-PCE), que realizou nesta terça-feira (9) a Aula Magna de 2015. O PCE desenvolve projetos de alfabetização científica, entre eles “O uso de materiais recicláveis no ensino de geometria espacial”.
Coordenado pela professora Cristiana Tavares de Oliveira, do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Deputado Gláucio Gonçalves de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), o premiado projeto alia o ensino da matemática com ações de preservação do meio ambiente. Os objetos geométricos (chapéus, portas lápis, poliedros estrelados), por exemplo, são confeccionados com refugos de malharia, materiais que antes eram descartados.
O projeto foi implantado em 2013 e desde então o índice de ensino e aprendizagem dos estudantes aumentou. Em maio último, o projeto foi premiado na Expo Milset Brasil 2015, dando direito a participar de um evento internacional que acorrerá em 2016, na cidade de Tampico, no México.
“Tivemos um crescimento significativo no número de aprovações no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), na Prova Brasil e no Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam)”, revela Oliveira.
A professora também conta que o desempenho se deve a maior participação de professores, crianças e jovens dispostos a melhorar o ensino no município. O projeto desenvolve, ainda, minicursos de capacitação para os professores e já construiu um laboratório de matemática para aulas de aprofundamento, onde alunos podem tirar suas dúvidas e ter aulas práticas de matemática e geometria.
Aula Magna
A Aula Magna do PCE teve como tema “Conhecimento em Movimento na Educação Básica”, reunindo coordenadores regionais do programa, gestores, professores, estudantes e bolsistas aprovados no programa.
Estiveram presentes na mesa: representando o diretor do Inpa, Luiz Renato de França a coordenadora de capacitação Beatriz Ronchi Telles; a coordenadora do PCE, Fátima Vieira Nowak; o diretor da Fundação de Amparo a Pesquisas do Estado do Amazonas (Fapeam), Rene Levy Aguiar; a diretora de políticas e programas da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Vera Lúcia Lima; e representando a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a professora Marcionília Bessa.
De acordo com a coordenadora de capacitação do Inpa, Beatriz Ronchi Telles, o PCE é uma plataforma inovadora que está ajudando a melhorar a educação e a ciência no Amazonas. Mas para que isso aconteça, é preciso fazer com que crianças e adolescentes agucem o interesse pela ciência e pela natureza desde cedo. “Eles podem se tornar futuros cientistas que irão mudar a forma de ver e fazer ciência no Brasil”.
Segundo a coordenadora do PCE, a pesquisadora do Inpa Fátima Vieira Nowak, este ano o número de munícipios participantes do projeto quase dobrou alcançando 32 municípios. “Nossa maior conquista foi levar para as regiões mais distantes os projetos e atividades de alfabetização cientifica do PCE que antes possuíam um número muito baixo ou nulo de projetos que incentivassem a educação”, disse.
Segundo Nowak, o PCE teve como alvo os municípios com baixo índice de qualidade de vida, como Atalaia do Norte, que possui alto índice de atraso escolar, conforme dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2014.
Sobre o PCE
O Programa Ciência na Escola é uma ação de alfabetização científica para estudantes e professores da educação básica no estado do Amazonas. Os projetos desenvolvidos pelo PCE contribuem para a formação e transformação da sociedade. Outro objetivo do programa é facilitar o acesso à tecnologia aos alunos e capacitar os professores em metodologia da pesquisa aplicada à educação básica.
O PCE é um programa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com a SecretariaEstadual de Educação (Seduc) e com a SecretariaMunicipal de Educação (Semed) e o apoio do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI).
*Foto da chamada: Eduardo Gomes - PCE
Redes Sociais