Inpa participará do I Seminário de Recursos Naturais da Amazônia da Ufopa
O Seminário garantirá ao aluno um certificado de 20 horas complementares
Por Caroline Rocha - Ascom Inpa
Foto: Acervo Nappa
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), por meio do Núcleo de Apoio a Pesquisas no Pará (Nappa/Inpa), participará do I Seminário de Recursos Naturais da Amazônia, que acontecerá nos dias 10 a 12 de junho, na Unidade Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). O evento discutirá "Os impactos das atividades antrópicas no meio ambiente".
De acordo com o técnico do Nappa/Inpa, o engenheiro agrônomo Hélcio Honorato, o objetivo do seminário é promover o intercâmbio entre professores, pesquisadores e estudantes, permitir que novas ideias sejam criadas e discutidas para o uso sustentável dos recursos produzidos pela natureza e para o desenvolvimento científico da região, além de contribuir para a capacitação de alunos.
Honorato fará uma palestra sobre o “uso sustentável dos recursos da Amazônia”. “Vivemos uma época de acontecimentos estranhos e fatos inusitados que se manifestam em relação ao clima, onde as ações planejadas diminuem os impactos causados ao meio ambiente. É preciso harmonizar os diferentes negócios, empreendimentos e saberes com os recursos ofertados pela natureza”, disse.
No Seminário serão abordados temas de legislação ambiental e o uso de recursos florestais amazônicos; psicologia e meio ambiente; água de lastro e bioinvasão; despejo de efluentes nos rios e uso sustentável dos recursos da Amazônia.
Mais sustentabilidade
Para Hélcio Honorato, as catástrofes climatológicas que vem ocorrendo no planeta e que são decorrentes da ação humana e do mau uso dos recursos da natureza influenciam no modo de vida que a humanidade terá daqui para frente. A adoção de práticas sustentáveis e a educação ambiental é uma solução para reduzir o impacto no ecossistema.
“Deixamos o planeta fraco e doente por meio de práticas nocivas. Ou mudamos a forma como exploramos os recursos naturais e passamos a viver a sustentabilidade ou perecemos de forma brutal e imersos em nossos próprios resíduos”, disse Honorato.
*Foto da chamada: Eduardo Gomes (Acervo Inpa)
Redes Sociais