Inpa recebe visita de comitiva de Congresso americano
Ascom Inpa
Grupo demonstrou interesse pelas ações realizadas pelo Inpa
Por Clarissa Bacellar
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) recebeu nessa quinta-feira (2) a visita de uma comitiva de representantes do Serviço de Pesquisa do Congresso Americano (Congressional Research Service – CRS).
A visita ao Instituto foi a primeira atividade na agenda do grupo em Manaus, formado por 12 especialistas e representantes das mais diversas áreas, como o especialista em mudanças climáticas e controle de exportações, Ian Fergusson, e a gerente da Seção de Finanças e Comércio Internacional, Mary Irace.
Para o diretor do Instituto, Adalberto Luis Val, o interesse deles em conhecer o trabalho dos parceiros do congresso americano fornece uma oportunidade única, onde se pode explicar qual a área de atuação do Inpa, sua relevância para a preservação da Amazônia e para a conscientização da população, seus projetos, linhas de pesquisas, ações e resultados.
“Basicamente nossa idéia foi mostrar o que fazemos aqui, as nossas preocupações, porque a questão amazônica é, do ponto de vista estratégico, interessante para o mundo inteiro, mas do ponto de vista científico e educacional, nós temos que dizer quais são as nossas prioridades, e é isso que estamos passando para eles, que estão nos visitando”, resume o diretor.
O encontro começou às 15h no Mini-Auditório da Casa da Ciência, com a recepção dos convidados e apresentação institucional, realizada pelo próprio diretor. Houve também a apresentação do Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais (PDBFF), além de um vídeo explicativo do Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA), em inglês. Em seguida, a comissão visitou a Casa da Ciência, realizaram um passeio no Bosque da Ciência e, por último, uma visita a duas coleções científicas: o Herbário e os Peixes.
Membros do grupo questionaram as apresentações, interessados na atuação do Inpa com relação ao desenvolvimento sustentável, e a ampliação científica e tecnológica do país. “Para o Inpa, essa visita é uma forma de interlocução dentro desse contexto, desse network mundial de ciência e tecnologia”, conclui Val.
Redes Sociais