Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa debate cooperação com instituições alemãs
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa debate cooperação com instituições alemãs

  • Publicado: Quinta, 02 de Dezembro de 2010, 00h00
  • Última atualização em Sexta, 05 de Junho de 2015, 12h01

 

Ascom Inpa

Na manhã desta quinta-feira (2), representantes do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT), Freie Universität Berlin e Centro Alemão de Inovação e Ciência se reuniram no Inpa para discutir uma possível cooperação entre os Institutos

Por Wallace Abreu

Uma apresentação sobre as características da dinamicidade do ambiente amazônico, mudanças nos impactos urbanos, desmatamento, o potencial amazônico e alguns resultados de pesquisas realizadas pelo Inpa. Assim começou o encontro que visa uma cooperação entre os Institutos. O encontro contou com a participação do diretor do Inpa, Adalberto Val; o diretor do Centro Alemão de Inovação e Ciência, Berthan Heinze; e o chefe de gabinete da Freie Universität Berlin, Cláudio Struck.

Siga o Inpa no Twitter

“Gerar, promover e publicar conhecimento científico e tecnológico sobre a Amazônia. Esta é a principal missão do Inpa. Temos um conjunto de grandes projetos que estão em desenvolvimento aqui e buscamos encontrar novas alternativas para a geração de renda e inclusão social, mantendo a floresta em pé“, comenta Adalberto Val, diretor do Inpa aos representantes das instituições alemãs.

Sobre as instituições

O Centro Alemão de Inovação e Ciência é uma representação no exterior de universidades, instituições de pesquisa e agências de inovação alemãs. O Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Educação e Pesquisa da Alemanha tomaram a iniciativa de estabelecer os Centros Alemães de Inovação e Ciência em cinco países. Os Centros têm o objetivo de intensificar o intercâmbio científico de profissionais e idéias, além de servir como plataforma para estimular o surgimento de novas cooperações de pesquisa e projetos de inovação entre pesquisadores alemães e seus parceiros nos países anfitriões.

Já a Freie Universität Berlin está entre as dez universidades alemãs de excelência. Com escritórios em Nova Iorque, Pequim, Nova Déli, Moscou, Bruxelas e Cairo, em outubro deste ano, um novo escritório foi inaugurado em São Paulo, com o objetivo de reforçar a cooperação científica e intercâmbio acadêmico entre a Freie Universität e as universidades e centros de pesquisa no Brasil.

registrado em:
Fim do conteúdo da página