Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Descontração entre os servidores do Inpa e ações de saúde marcaram o terceiro dia da 1ª Semana de Qualidade de Vida
Início do conteúdo da página
Notícias

Descontração entre os servidores do Inpa e ações de saúde marcaram o terceiro dia da 1ª Semana de Qualidade de Vida

  • Publicado: Quarta, 18 de Março de 2015, 10h44
  • Última atualização em Terça, 24 de Março de 2015, 11h13

 

Aferição de pressão,bioimpedância, oficina sobre Saúde
Bucal, verificação da pressão ocular, sessões de limpeza de
pele e maquiagem; estes foram alguns serviços oferecidos
aos servidores, durante a programação de hoje.

De acordo com França, outras ações, com a semana de qualidade de vida, estão na pauta de trabalho da nova diretoria, como a formação de um coral, a realização de cursos de idiomas e o incentivo ao esporte  

Por Luciete Pedrosa /Ascom Inpa

Foto: Fernanda Farias/Ascom Inpa

Os servidores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) vivenciaram um dia diferente na manhã desta quarta-feira (11). Aferição de pressão arterial e bioimpedância (exame que avalia com alta precisão a composição corporal), oficina sobre Saúde Bucal, verificação da pressão ocular, sessões de limpeza de pele e maquiagem e uma palestra motivacional, estes foram alguns serviços oferecidos aos servidores, durante a programação da 1ª Semana de Qualidade de Vida no Trabalho, que acontece desde a última segunda-feira (9), no Auditório da Ciência.

“Acredito que estamos atingindo nosso objetivo com a realização deste evento, porque queremos fazer com o que o servidor se sinta bem. E a proposta desta nova gestão é valorizar e humanizar o servidor. Quando pensamos em instituição pensamos em pessoas e estas precisam estar seguras de si”, explica a coordenadora de Gestão de Pessoas (COGP/Inpa), Maria do Carmo Lopes. 

Durante a programação, Lopes, que também é psicóloga, ministrou palestra com a temática “Superando o medo para uma vida saudável”. Ela mostrou aos servidores que é preciso ousar mais e não temer os desafios e nem as mudanças. “Isso prejudica todo um processo de desenvolvimento pessoal e que reflete nas atividades do Instituto”, diz a coordenadora, acrescentando também que é preciso conscientizar o servidor de que o medo existe, mas este pode ser superado. 

Para o diretor do Inpa, Luiz Renato de França, a realização da 1ª Semana de Qualidade de Vida no Trabalho superou as expectativas e representa um momento especial para a nova gestão. “A preocupação com a qualidade de vida dos servidores faz parte do plano da nova gestão e fico feliz que já está ocorrendo inteiramente dentro das nossas expectativas. E este é um trabalho que faz com a direção se entusiasme muito mais em fazer este tipo de ação no Inpa”, disse o diretor.

De acordo com França, outras ações, que ele julga serem “ousadas”, mas plenamente possíveis de se realizarem, estão na pauta de trabalho da nova diretoria, como a formação de um coral, a realização de cursos de idiomas e o incentivo ao esporte.     

Palestras

Durante a programação, a analista de Programas Assistenciais da Geap (uma das maiores operadoras em autogestão em saúde), Naira Regina de Castro, falou sobre a Promoção à Saúde aos Servidores oferecido pela empresa. Segundo ela, a instituição utiliza a estratégia do programa Viva Melhor, que abrange várias ações, como Saúde do Homem, Saúde da Mulher, Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde Mental, dentre outras. 

O coordenador do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass/Unidade Manaus), Silvio Romero Montenegro Sá, explicou o que é como funciona este subsistema. É um serviço a nível nacional que atende ao servidor público federal. Criado pelo Decreto nº 6.833/2009, foi implantando em Manaus, em 2010, com a finalidade de acompanhar, controlar e de homologar o afastamento do servidor por motivo de saúde.

De acordo com o coordenador regional, o Siass atende de forma integrada as necessidades de todos os órgãos da Administração Pública Federal na área de perícia, exames médicos periódicos, vigilância, acolhimento e projetos de promoção à saúde. “O Siass, formado por uma equipe multiprofissional, são unidades de trabalho, construídas em parceria com a participação de todos os órgãos públicos federais”, explicou Sá.

Para a servidora do Inpa, Maria Lucia Pinheiro, que usufruiu dos serviços oferecidos no evento, a programação foi muito enriquecedora com palestras que agregaram mais conhecimento sobre saúde, qualidade de vida e educação financeira.  “Acho louvável esta iniciativa do Inpa em oferecer informações que possam nos ajudar a melhorar a qualidade de vida de nós servidores”, disse.

Encerramento

A 1ª Semana de Qualidade de Vida no Trabalho encerra nesta quinta-feira (12) com a realização de várias atividades lúdicas, apresentação teatral do Grupo Sacy Itinerante, atividades físicas e ginástica laboral. A programação de encerramento inicia a partir das 9h, na sede da Associação dos Servidores do Inpa (Assinpa). Ao final, será oferecido um coquetel aos participantes.

Segundo a coordenação do evento amanhã, às 8h30, será disponibilizado um ônibus para que todos possam ir ao encerramento da 1ª Semana de Qualidade de Vida no trabalho. O encontro será na praça das bandeiras, próximo a entrada da Rodrigo Otávio.    

 

 Inpa e Universidade de Kyoto realizaram abertura do Projeto Museu na Floresta com oficina de apresentação

 

Servidores do Inpa recebem orientação sobre educação financeira na 1ª Semana de Qualidade de Vida

 

Inpa apresenta tecnologia social no 1º ENPROLL da UFAM

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página