Inpa: Nova edição do livro sobre ecossistemas florestais da região do Rio Urubu é lançada
Ascom Inpa
A primeira edição do livro foi lançada em 2003, devido à grande procura do público pela obra, a Editora do Inpa juntamente com os autores resolveram lançar a segunda edição da obra que já está disponível na Editora
Por Josiane Santos
Para quem se interessar em conhecer ou ampliar o conhecimento da floresta e sua dinâmica por meio do estudo das diferentes comunidades florísticas, precisa conhecer a segunda edição da obra “Ecossistemas Florestais em Áreas Manejadas na Amazônia”, lançada pela Editora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT).
A pesquisa foi desenvolvida durante cinco anos na Estação Experimental do Dendê do Rio Urubu (EERU) pertencente a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), localizada no Km 87 rodovia AM-010 (Manaus-Itacoatiara) à 140 Km ao leste de Manaus, com o financiamento do Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais do Brasil (PPD/PPG-7).
O livro propõe mostrar a diversidade dos ambientes naturais e avaliar a influência do cultivo do dendê nos diversos ambientes, com foco em três estudos relativos à caracterização estrutural e florística dos tipos de vegetação, natural e alterado pelo homem presentes na Estação; análise do efeito de borda, ou seja, a possível influência da clareira sobre a mata; estimativa de fitomassa e o estudo da polinização.
A palmeira dendê (Elaeis guineensis Jacq.) é de origem africana e é explorada há mais de 25 anos no Brasil principalmente pela Embrapa.
“A oportunidade de agregar diversos cientistas da área da Botânica, torna a referida obra uma experiência única no espaço e tempo a qual foi realizada, divulgando o conhecimento desses profissionais para as futuras gerações e consequentemente inventariando uma flora que no futuro não temos certeza que perdurará para as próximas décadas”, afirmou a pesquisadora e coordenadora do projeto e participante da elaboração da obra Ires Paula de Andrade Miranda.
Entidades participantes
Participaram do estudo pesquisadores da Coordenação de Pesquisas em Botânica (CPBO), da Embrapa, do Museu Paraense Emílio Goeldi, do Institut Recherche pour le Développement (IRD) e do Centre de Coopération Internationale em Recherche Agronomique pour Le Développement (Cirad).
Para adquirir a obra, os interessados podem entrar em contato com o setor de vendas da Editora do Inpa em horário comercial pelos telefones (92) 3643-3223 ou pelo email editora@inpa.gov.br.
Redes Sociais