Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > INCT – Aqui as ciências se encontram
Início do conteúdo da página
Notícias

INCT – Aqui as ciências se encontram

  • Publicado: Quarta, 24 de Novembro de 2010, 00h00
  • Última atualização em Sexta, 05 de Junho de 2015, 10h08

 

Ascom Inpa

A feira montada com stands dos 122 Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) do país se transformou num grande ponto de encontro e troca de informações

Por Wallace Abreu

Brasília – DF

Biomedicina e pesquisas sobre a desnutrição infantil no nordeste, os mistérios da cana-de-açúcar, um relógio atômico de átomos frios, as madeiras, a biodiversidade e a biota aquática da Amazônia, estruturas inteligentes em engenharia, um herbário virtual de flora e fungos, estudos inovadores sobre a arqueologia e paleontologia, inovações na área da saúde, nanotecnologias, astrofísica, bioanalítica, comunicações sem fio, energias elétricas renováveis, bioetanol, petróleo e gás, terra, fogo, água e ar. Parece que todos os elementos estão presentes na I Reunião de Acompanhamento e Avaliação dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs).

A busca pela descoberta de novos conhecimentos acaba gerando benefícios a sociedade em geral nas mais diversas áreas do conhecimento, além de contribuir para o crescimento da ciência e tecnologia no país. Os institutos trouxeram à feira, resultados parciais de suas pesquisas, em alguns casos, produtos resultantes de seus trabalhos. O evento reuniu grandes pesquisadores do país e revelou o crescimento em nosso país na área de ciência e tecnologia (C&T).

Siga o Inpa no Twitter

“Com esse evento a gente começa a construir uma nova história na área de ciência, tecnologia e inovação neste país, onde a avaliação da atuação destes Institutos será realizada de forma competente, pois trata-se de uma área em expansão que tem muito a ser explorada. Temos o compromisso de dar retorno social a este vultuoso investimento que é apostar na área de C&T. Através deste trabalho poderemos mostrar a população que os recursos que estão sendo investidos, não são em vão”, comenta Victor Odorcyk, analista da área de planejamento da Financiadora Nacional de Estudos e Projetos (Finep).

O evento encerra na tarde desta quarta-feira (24) em Brasília (DF) e contou com a participação de consultores nacionais e internacionais vindos de Portugal, Argentina, Chile Colômbia, Estados Unidos e Grã-Bretanha. Esta é a primeira reunião de avaliação desde sua criação em 2008 e os Institutos organizados/financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com o apoio das Fundações de Amparo a Pesquisa dos estados contemplados com os Institutos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página