Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > INCT – SERVAMB fala sobre o desmatamento na Amazônia
Início do conteúdo da página
Notícias

INCT – SERVAMB fala sobre o desmatamento na Amazônia

  • Publicado: Terça, 23 de Novembro de 2010, 00h00
  • Última atualização em Sexta, 05 de Junho de 2015, 10h01

 

Ascom Inpa

O SERVAMB foi o segundo INCT do dia a se apresentar no grupo de Meio Ambiente

Por Tharcila Martins

Brasília – DF

O pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) dos Serviços Ambientais da Amazônia (SERVAMB), Philip Fearnside, apresentou nesta terça-feira (23) os principais resultados do programa. A palestra faz parte da I Reunião de Acompanhamento e Avaliação dos INCTs.

De acordo com Fearnside, o SERVAMB possui cinco grupos de pesquisa que envolve os seguintes temas: Mudança de uso da terra e emissões; Florestas secundárias, Agroflorestas, Fragmentação e efeitos de borda; e Hidrologia. “Temos esses cinco grupos, no entanto, o que se tem em maior quantidade são os dados relacionados ao carbono e aos efeitos da floresta em evitar o aquecimento global”, afirma.

Siga o Inpa no Twitter

O pesquisador afirma que o programa mostra em geral que a floresta tem grande valor no que se refere a serviços ambientais. Segundo Fearnside, o SERVAMB está tentando promover uma nova base para a economia na Amazônia, pois atualmente essa economia utiliza muito a destruição da floresta. “Também é importante quantificar quanto de carbono ganhamos quando se cria uma reserva e quanto se perde quando desmatam a floresta”, declara

O INCT também promove ações sociais, com a participação dos produtores rurais e da comunidade na implementação, condução e no monitoramento das atividades. Também são oferecidos cursos e oficinas para que se tornem potencial local em geração de renda complementar as famílias residentes na área de atuação do projeto.

INCT-SERVAMB

O SERVAMB é um projeto que visa reduzir as incertezas na quantificação dos serviços ambientais da Amazônia, especialmente no que se refere ao carbono e água, além de desenvolver ferramentas e cenários capazes de interpretar os custos benefícios de diferentes políticas públicas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página