Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > INCT - Adapta apresenta resultados em reunião Nacional de INCTs
Início do conteúdo da página
Notícias

INCT - Adapta apresenta resultados em reunião Nacional de INCTs

  • Publicado: Terça, 23 de Novembro de 2010, 00h00
  • Última atualização em Sexta, 05 de Junho de 2015, 10h00

 

Ascom Inpa

O programa foi elogiado pelos avaliadores ao fim da apresentação de Adalberto Luis Val, coordenador do programa, que destacou os principais pontos do Adapta

Por Tharcila Martins

Brasília - DF

O diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) e coordenador do Centro de Estudos das Adaptações da Biota Aquática (Adapta), Adalberto Luis Val, apresentou nesta terça-feira (23) na I Reunião de Acompanhamento e Avaliação dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT), que acontece em Brasília, os resultados que o Adapta vem desenvolvendo nos seus dois anos de existência.

De acordo com Val, a apresentação foi elaborada dando ênfase a quatro pontos fundamentais que norteiam o Adapta. Caracterização do Ambiente, Diversidade Orgânica, Caracterização Genética e Capacitação de Recursos Humanos, fizeram parte da estratégia de explanação sobre o programa.

Siga o Inpa no Twitter

“No contexto da caracterização orgânica do ambiente é preciso ter não somente a caracterização do número de espécie, mas também como essas espécies vivem e o que existe por trás disso. Na parte de recursos humanos é fundamental termos uma capacitação que gere publicações e que, além disso, essas informações sejam socializadas”, ressaltou Val.

Avaliadores

Vera Imperatriz, da Universidade de São Paulo (USP); Joaquim Machado, da Universidade de Campinas (Unicamp) e Adolfho José Malfi, do Instituto de Oceanografia, formaram o quadro de avaliadores que fizeram os questionamentos ao fim da palestra.

Novos desafios e caminhos traçados foram algumas das perguntas feitas por Imperatriz, após elogiar o programa e ressaltar a qualidade do trabalho desenvolvido pelo Adapta. Machado afirmou a relevância do estudo e parabenizou pela explanação clara e eficiente. Perguntas sobre características das pesquisas, material empregado e utilização de outros recursos também foram direcionadas a Val.

“Os quatro eixos fundamentais do nosso projeto e das nossas ações foram trazidas para essa reunião. O que nós recebemos de volta foi um posicionamento bastante positivo. Fiquei bastante feliz com essa resposta, pois reafirma que estamos pelo caminho certo”, disse Val.

Entre tantas palestras acontecendo foi possível perceber a procura de pessoas de outros Estados por informações da Amazônia. “Essa interação e procura pela Amazônia engrandece não só o programa, que é extremamente importante, mas coloca o Estado do Amazonas, que por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) vem fomentando os nossos trabalhos de forma significativa, numa posição de destaque em nível nacional”, declara.

Após de finalizada a apresentação do Adapta, Val declara que o momento é de conhecer os trabalhos apresentados. “Esperamos, a partir de agora, observar as outras reuniões dos outros INCTs para poder levar o que é bom e corrigir o que ainda está meio torto”, falou.

INCT- Adapta

O Adapta é uma rede de atividades de Biologia Aplicada e tem como proposta estudar as adaptações de organismos aquáticos da Amazônia, por meio da incorporação de novos equipamentos, da estruturação de um serviço de bioinformática e capacitação de recursos humanos. O projeto faz parte dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

registrado em:
Fim do conteúdo da página