Começa a I Reunião de Acompanhamento e Avaliação dos INCTs
Ascom Inpa
Os quatro Institutos de Ciência e Tecnologia (INCT) do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa/MCT) participam do evento que iniciou hoje (23) e termina nesta quarta-feira (24)
Por Tharcila Martins
Brasília - DF
A I Reunião de Acompanhamento e Avaliação dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT), organizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Científico (CNPq), começou nesta terça-feira (23) em Brasília.
O Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia foi criado em dezembro de 2008 pelo CNPq e o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e tem como meta mobilizar e articular em redes os melhores grupos de pesquisa em áreas de fronteira da ciência e em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do país.
Fizeram parte da mesa de abertura do evento o secretário executivo do Ministério da MCT e presidente do Comitê de Coordenação do Programa INCT, Luis Antonio Rodrigues Elias; o presidente do CNPq, Carlos Alberto Aragão; o secretário de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (SCTIE), Reinaldo Guimarães; o presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Fape), Mário Neto Borges; e o diretor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Fernando Rizzo.
O presidente do CNPq fez uma breve apresentação sobre o programa, explanando os objetivos e as áreas atuantes. De acordo com ele, o encontro é um marco para o país, reunindo 122 INCTs, distribuídos em todas as regiões brasileiras, representando o que há de mais avançado no país no que se refere à ciência e tecnologia.
“O objetivo é que essa avaliação sirva para que esses programas possam fazer correções de custo, ampliar seus objetivos, além de fazer propostas mais ousadas a partir do que vai ocorrer durante a reunião”, afirma Aragão.
O programa conta com o apoio das Fundações de Amparo à Pesquisa dos Estados do Amazonas, Piauí, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Pará, Minas Gerais; além da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Departamento de Ciência e Tecnologia (DCIT) do SCTIE, Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDS) e da Petrobras.
INCT no Inpa
Dos cinco INCTs existentes no Amazonas, quatro estão do Inpa. São eles: Centro de Adaptações da Biota Aquática (Adapta), Estudos Integrados da Biodiversidade da Amazônica (Cenbam), Madeiras da Amazônia, e Serviços Ambientais da Amazônia (SERVBAM).
De acordo com o diretor do Inpa, Adalberto Luis Val, esse é um momento importante, não apenas para avaliação, mas para inserir a região Amazônica no cenário de discussões de Ciência e Tecnologia.
Redes Sociais