Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Servidores do Inpa recebem orientação sobre educação financeira na 1ª Semana de Qualidade de Vida
Início do conteúdo da página
Notícias

Servidores do Inpa recebem orientação sobre educação financeira na 1ª Semana de Qualidade de Vida

  • Publicado: Quarta, 18 de Março de 2015, 10h41
  • Última atualização em Terça, 24 de Março de 2015, 11h12

 

O evento prossegue até nesta quinta-feira (12) e tem como objetivo mobilizar, informar e estimular os servidores para a melhoria da qualidade de vida

Por Luciete Pedrosa/Ascom Inpa

Como parte da programação da 1ª Semana de Qualidade de Vida dos Servidores do Inpa, cujo tema central é “Qualidade de Vida, Trabalho e Vida Saudável”, os funcionários do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) receberam, na manhã desta terça-feira (10), no Auditório da Ciência, informações sobre substâncias psicoativas e dicas de educação financeira. O evento prossegue até nesta quinta-feira (12) e tem como objetivo mobilizar, informar e estimular os servidores para a melhoria da qualidade de vida.

A psicóloga Josani Pirangy, do Centro de Reabilitação para Dependentes Químicos Desafio Jovem, compartilhou sua experiência dentro do trabalho que desenvolve no tratamento de dependentes químicos, abordando quais os fatores de risco e como a família pode interagir, apoiando e ajudando os dependentes químicos no processo de reabilitação.

De acordo com a psicóloga, a dependência química é uma doença e o usuário de drogas precisa de tratamento. O Centro de Reabilitação para Dependentes Químicos Desafio Jovem atende 20 pacientes, tanto na parte ambulatorial, quanto na internação. O centro de reabilitação está localizado na rua Fragata, nº 100, no bairro de Petrópolis, zona Centro-Sul de Manaus. “Esses dependentes, durante o tratamento, recebem orientação e apoio. São pessoas que perderam o controle e que precisam de um ambiente isento para se reabilitarem”, disse Pirangy.  

Ela explica que as drogas psicoativas atuam no cérebro alterando as atividades mentais, como os ansiolíticos (tranquilizantes), álcool, inalantes (cola) e os narcóticos (mofina e heroína). “Os jovens quando experimentam as drogas vivenciam um nível de prazer nunca sentido anteriormente. Aquilo é tão especial, o que faz com que continuem com o uso das drogas para sentir aquela primeira sensação. É aí que essa busca estabelece a dependência por conta de querer sentir novamente aquele prazer”, explicou a psicóloga.    

Educação financeira

Durante a programação, o consultor financeiro Marcio Gonçalves mostrou aos servidores do Inpa como identificar para onde está indo o dinheiro que cada um recebe. Para ele, é importante desenvolver uma habilidade para a educação financeira e conhecer quais são os nossos gastos e como estão classificados (fixos e variáveis).  “Precisamos ter uma relação de equilíbrio com o dinheiro e esta relação tem que ser algo que possa nos trazer felicidade e não um sofrimento”, ressaltou o consultor. 

De acordo com Gonçalves, que também é professor de Contabilidade na Faculdade Martha Falcão e Uninorte, em tudo precisamos fazer um planejamento, ou seja, decidir com antecedência o que fazer com o nosso dinheiro. “Para isso, é preciso saber que metas queremos atingir: comprar um carro, apartamento ou fazer aquela tão sonhada viagem, não importa se é daqui a um ou cinco anos”, enfatiza o consultor.

Gonçalves conta que é preciso haver um equilíbrio e que haja uma sobra dos ganhos, cortando os gastos ou aumentando o esforço (trabalho) para conseguir mais dinheiro. E dá uma dica para que aconteça esta sobra nos rendimentos. Para ele, é necessário utilizar a “Regra dos 3Ps”: plano, persistência e paciência. Outra dica que o consultor recomenda é que se guarde, pelo menos, 8% de todo o seu ganho mensal.

Na opinião da servidora Glaucia Cauper, esse evento tem sido uma valiosa contribuição para alertar e melhorar a qualidade de vida em todos os aspectos. “Se tivessem acontecido essas palestras quando entrei no Inpa teria sido bem melhor. Como ainda estou no Inpa dá tempo para tentar melhorar nosso estilo de vida, tanto na parte financeira, quanto na parte nutricional”, comenta Cauper.

Para a servidora Maricleide Naiff, as palestras apresentadas foram importantes, principalmente sobre educação financeira. Segundo ela, as informações repassadas foram de grande valia. “Acrescentei mais conhecimentos e algumas dicas dadas pelo professor já estou colocando em prática”, disse a servidora.  

Programação

Amanhã a 1ª Semana de Qualidade de Vida no Trabalho do Inpa continua com a programação. Às 9h terá a palestra: Programa de Promoção da Saúde e Serviços, ministrada pela analista de Programas Assistenciais da GEAP, Naira Regina de Castro; e às 9h30 a palestra: SIASS (Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor), ministrada pelo coordenador do SIASS de Manaus, Silvio Romero. A última palestra do dia sera motivacional: Superando o medo para uma vida Saudável, ministrada pela coordenadora de Gestão de Pessoas do Inpa, Maria do Carmo.

Em sincronia com o evento estará funcionando, no empório do Inpa (ao lado do restaurante), ações de saúde como: aferição de pressão, maquiagem, limpeza de pele e muito mais.

Inpa apresenta tecnologia social no 1º ENPROLL da UFAM

 

Inpa abre programação da 1ª Semana de Qualidade de Vida no Trabalho abordando saúde física e mental

 

ONG Reviva visita Inpa para conhecer tecnologia do purificador de água que levará para África

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página