Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa promove atividades educativas em Semana de Meio Ambiente da Escola Djalma Batista
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa promove atividades educativas em Semana de Meio Ambiente da Escola Djalma Batista

  • Publicado: Quarta, 03 de Junho de 2015, 18h16
  • Última atualização em Quarta, 03 de Junho de 2015, 18h29

Cerca de 200 estudantes participaram de oficina sobre português sustentável e palestra sobre a importância da água

Da Redação da Ascom -  Inpa

Foto: Acervo Inpa

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) participou nesta quarta-feira (03) da Semana do Meio Ambiente da Escola Estadual de Tempo Integral Djalma Batista, localizada no bairro Educandos, zona Sul de Manaus. A Analista em C&T Fernanda Morais e o técnico Marcel Leão ministraram, respectivamente, a oficina “Português Sustentável” e a palestra “A importância da água para o bem-estar da humanidade”.

Cerca de 200 alunos de cinco turmas do 9º ano do ensino fundamental da escola participaram das atividades. A oficina aconteceu no auditório e a palestra no laboratório de informática.

De acordo com a analista, as atividades tiveram como proposta sensibilizar os estudantes e professores para uma consciência ambiental com relação à conservação da qualidade de água, um bem vital, e estimular um olhar mais positivo para a língua materna, esse importante patrimônio coletivo.

“A oficina e a palestra foram apresentadas de forma dinâmica, proporcionando uma interação muito especial com os estudantes, de modo que os desafios apresentados foram encarados com bom humor e muito entusiasmo”, contou Morais, que é formada em Letras.

Foto Marcel ASCOM 1 Cópia

Segundo a professora de língua portuguesa, Ylana Katrim de Lima, os professores têm o hábito de focar nos conceitos e se esquecem da visualização, das analogias, algo explorado na oficina de português sustentável.

“Foi muito boa a oficina, pois tem uma linguagem bem acessível. As analogias são instigantes e os alunos conseguiram comparar cada função da morfologia com o corpo e puderam visualizar a função da palavra, da classe gramatical”, contou Ylana Katrim.

A oficina foi montada em cima das técnicas apresentadas na cartilha “Português Sustentável: uma tecnologia para inclusão social”, escrita por Morais. A obra apresenta três técnicas: oração na palma da mão, o corpo morfológico e a cena fotografada.

Por ser um bairro que geralmente sofre com as enchentes, Leão focou a palestra sobre o ciclo da água e a importância da conservação da qualidade da água para o bem-estar das pessoas. “No Educandos, vemos muitos resíduos sólidos na superfície dos igarapés e os bueiros entupidos, assim como em outros bairros de Manaus, então busquei fazer um trabalho de conscientização com relação a isso”, disse Leão, que é engenheiro florestal.

Os dois servidores atuam na Coordenação de Tecnologia Social do Inpa.

registrado em:
Fim do conteúdo da página