Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Biotério do Inpa apresenta experiência com animais de laboratório em Semana de Medicina Veterinária
Início do conteúdo da página
Notícias

Biotério do Inpa apresenta experiência com animais de laboratório em Semana de Medicina Veterinária

  • Publicado: Quarta, 03 de Junho de 2015, 16h48
  • Última atualização em Quarta, 03 de Junho de 2015, 16h51

A atividade será na Universidade Nilton Lins, de 8 a 13 de junho. Centro de Controle de Zoonoses oferecerá serviços de imunização, microchipagem e castração de cães e gatos

Da redação da Ascom Inpa

Foto: Acervo Biotério Central

Com expertise na criação e experimentação de animais de alta qualidade genética e sanitária, o Biotério Central do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCTI) participará com palestra e minicurso da III Semana de Interação Acadêmica de Medicina Veterinária (Sinavet), da Universidade Nilton Lins. O evento será realizado de 8 a 13 de junho, das 8h às 17h, nas dependências da Universidade.

A Semana busca promover a interação entre alunos da área de medicina veterinária e a comunidade. Na ocasião, serão disponibilizados serviços de imunização, microchipagem e castração para cães e gatos da comunidade, associados à campanha de conscientização sobre bem-estar e saúde animal, em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

O Biotério Central do Inpa, um dos mais modernos do Brasil, trabalha com a produção de três linhagens animais, camundongos Balb-C, hamsters e ratos Wistar. Eles são utilizados nas pesquisas científicas desenvolvidas pelos grupos de pesquisa do próprio instituto e de instituições parceiras, como o Instituo Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz).

Biotério Central Inpa Acervo Biotério site

Na palestra “Biotério: histórico, evolução e momento atual”, o tecnologista e coordenador do Biotério Central do Inpa, o médico veterinário Leonardo Matos, falará sobre a ciência dos animais de laboratório. “Essa é uma área que está em constante evolução e, atualmente, conta com poucos especialistas em nível nacional e será interessante poder apresentar o histórico e a evolução deste campo para os alunos de graduação de medicina veterinária”, diz Matos.  

Além da palestra, o Inpa realizará o minicurso “Introdução à Ciência dos Animais de Laboratório”. O objetivo é apresentar aos alunos a importância do médico veterinário nas rotinas diárias de biotérios de criação e experimentação. No Amazonas, além do Inpa, há biotérios na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e no Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA).

Durante o minicurso serão apresentados os tipos de biotério (instalações e equipamentos), definições, status sanitário e genético dos animais, controle sanitário, técnicas de biossegurança e principais espécies de interesse na experimentação animal e zoonoses.  As aulas serão ministradas pelo tecnologista e coordenador do Biotério Central do Inpa, Leonardo Matos, e pelas técnicas Andressa Encarnação e Tania Sumita.

registrado em:
Fim do conteúdo da página