Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Vetores oferece atividades práticas
Início do conteúdo da página
Notícias

Curso de Vetores oferece atividades práticas

  • Publicado: Sexta, 29 de Outubro de 2010, 00h00
  • Última atualização em Terça, 02 de Junho de 2015, 11h26

 

Ascom Inpa

O objetivo é enfocar o agente que atua no serviço oferecendo alternativas para o controle de vetores na Amazônia 

Por Clarissa Bacellar

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) realiza desde quinta-feira (28) o X Curso de Vetores, Controle biológico e mudanças climáticas, com o propósito de divulgar e estimular avanços das pesquisas de insetos que transmitem doenças na Amazônia como a malária e a dengue.

O curso é dividido em três módulos: seminários Avançados de 28 a 30 de outubro; mini-cursos de 31 de outubro a 1 de novembro; e atividade em campo de 2 a 4 de novembro..

Siga o Inpa no Twitter

Assim como ocorreu nas edições anteriores, será realizada expedição pelos rios Negro e Solimões proporcionando aos estudantes treinamentos práticos. O módulo III, atividade em campo, acontece a partir de terça-feira (2) no Distrito de Terra Nova, município de Careiro da Várzea, e os participantes poderão realizar análises, coletas e monitoramento de mosquitos.

“Esse é um curso diferenciado. Hoje nós temos a parte dos seminários, quando trazemos os especialistas que expõe o resultado de suas pesquisas e no final reunimos com os alunos que têm a oportunidade de ter contato e discutir com os pesquisadores, para aprofundar o conhecimento. Depois temos ou aulas práticas ou mini-cursos de cada assunto. Por exemplo, este ano nós temos nove mini-cursos diversificados e os alunos poderão freqüentar pelo menos quatro. E depois nós temos a fase de campo, na qual nos deslocamos, fazemos as aplicações com aulas no campo. Os alunos vão ao local, examinam o que coletam, ordenam, colocam armadilhas à noite para ver que tipos de mosquitos podemos encontrar no local, analisam essas armadilhas, analisam o material coletado, avaliam se o biolarvicida teve efeito e assim conclui o processo prático”, explica o pesquisador do Inpa e coordenador do curso, Wanderli Tadei.

Tadei adiantou ainda que outras edições do evento também serão realizadas em diversos municípios do Amazonas, na intenção de atingir todas as localidades e todos os públicos.

O curso de vetores, controle biológico e mudanças climáticas conta com o apoio da Petrobras, Fundação Amazônica de Defesa da Biosfera (FDB), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e a Rede CTPetro Amazônia. A programação completa pode ser consultada no endereço eletrônico www.cursocontrolebiologico.com.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página