Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa realiza encontro de Ex-Pequenos Guias e Jovens Ambientalistas
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa realiza encontro de Ex-Pequenos Guias e Jovens Ambientalistas

  • Publicado: Quarta, 27 de Outubro de 2010, 00h00
  • Última atualização em Terça, 02 de Junho de 2015, 10h59

 

Ascom Inpa

“Pequenos Guias” é um projeto de educação ambiental que envolve crianças e adolescentes a partir de 10 anos de idade. Uma realização do Inpa com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa no Amazonas (Fapeam)

Por Wallace Abreu

No próximo dia 13 de novembro, o Laboratório de Psicologia em Educação Ambiental (Lapsea) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) realiza o IV Encontro de Ex-Pequenos Guias e I Encontro dos Jovens Ambientalistas. Com programação a partir das 8h, o evento comemora os 15 anos do programa e aguarda a participação dos mais de mil jovens que já passaram pelo projeto.

O evento oferecerá três oficinas aos participantes: Como confeccionar um currículo; Pegada ecológica; O uso da Internet com segurança. Os interessados deverão efetuar sua inscrição até o dia 29 de outubro pelo telefone 3643-3376/ 3643-3145 ou na Sala de Educação Ambiental no Bosque da Ciência. A programação contará também com a conferência “O Jogo da Vida”, proferida pelo psicólogo Wilson Gonzaga que abordará a vida dos jovens nos dias atuais.

Siga o Inpa no Twitter

A estudante Cibele Gomes, 15, cursa o último ano do ensino fundamental e fala que durante o projeto, aprendeu várias coisas que não teria a chance de aprender na sala de aula. “Eu participei do programa em 2008 e foi uma grande experiência, uma oportunidade de amadurecimento. São conhecimentos que acredito que vou carregar pelo resto da minha vida. Eu antes de participar do projeto, ouvia muito falar de meio-ambiente, mas não dava muita importância. Agora a coisa tomou outro grau de importância”, comenta Gomes.

“O projeto Pequenos Guias iniciou há quinze anos como um projeto de educação ambiental. Hoje, transformou-se em um programa sócio-ambiental. O Bosque da Ciência é apenas um espaço físico inicial para as discussões sobre meio ambiente e inserção desses jovens em ações ambientais. O programa está dividido em três fases, e na última o jovem começa a atuar na comunidade sem muita interferência do Inpa”, ressalta Maria Inês Higuchi, coordenadora do Lapsea.

“O encontro serve pra mobilizar estes jovens. Os jovens e os adolescentes estão muito ativos na causa, nessa questão da defesa ambiental. O encontro é uma troca, que possibilita novas idéias, novas atividades. Hoje já temos adultos, que são pais com filhos adolescentes. O programa atravessa gerações proporcionando uma discussão sobre educação ambiental”, conclui.

registrado em:
Fim do conteúdo da página