Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Semana de C&T: Inpa ministra palestra para alunos da rede estadual de ensino
Início do conteúdo da página
Notícias

Semana de C&T: Inpa ministra palestra para alunos da rede estadual de ensino

  • Publicado: Sexta, 22 de Outubro de 2010, 00h00
  • Última atualização em Terça, 02 de Junho de 2015, 10h38

 

Ascom Inpa

Interagir, ensinar e popularizar conhecimentos sobre a Amazônia desenvolvidos nos laboratórios do Inpa foi o intuito da palestra ministrada aos alunos da Escola Estadual Petrônio Portela

Por Eduardo Gomes

Os desafios do desenvolvimento regional foram apresentados na tarde desta quinta-feira (21) aos alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Petrônio Portela. A palestra foi ministrada pelo pesquisador e Coordenador de Extensão do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Carlos Roberto Bueno, que além de apresentar curiosidades sobre a Amazônia, explicou também as ações do Instituto relacionado aos estudos científicos, popularizando-os aos estudantes.

O pesquisador iniciou fazendo um breve levantamento da diversidade e das dimensões da Amazônia brasileira, que possui 5,2 milhões de quilômetros quadrados, ou seja, 60% do território brasileiro, 7% da superfície do planeta, 11 mil quilômetros de fronteiras internacionais, 17% da água doce do planeta, 20 mil quilômetros de hidrovias. Bueno apresentou também as diferenças entre os rios Negro e Solimões e o nível de produtividade que cada um deles possui.

Siga o Inpa no Twitter

Carlos Bueno, explicando aos alunos detalhes importantes sobre a fauna da região, despertou interesse nos alunos, que a cada novo assunto apresentado se identificavam com a realidade regional. “Depois de um bate-papo como esse nosso, onde vocês andarem irão começar a olhar”, exclamou o pesquisador.

Os alunos puderam conhecer ainda um pouco mais sobre as coleções do Inpa como de invertebrados, peixes, répteis e anfíbios, aves, mamíferos, herbário, carpoteca e a xiloteca. Na ocasião, Bueno esclareceu dúvidas e curiosidades sobre frutos da Amazônia, criações de peixes em igarapés e explicou que para um bom desenvolvimento da região é preciso valorizar os produtos, turismo e serviços ambientais.

A estudante do terceiro ano do ensino médio, Marcela de Oliveira, 17, mostrou-se interessada em conhecer um pouco mais sobre as curiosidades da região e os estudos desenvolvidos pelo Inpa, e justificou que é preciso conhecer para proteger a diversidade da Amazônia. “Isso é realmente interessante, pois estamos na Amazônia com uma biodiversidade imensa e não conhecemos totalmente a nossa região. Por isso, pessoas de outros lugares do mundo chegam e roubam nossas riquezas”, enfatizou Oliveira.

Para a estudante, a oportunidade de assistir à palestra é uma forma dinâmica de preparar-se para o vestibular que pretende prestar ainda este ano. “Eu, por exemplo, vou fazer vestibular para a área de ciências biológicas, e por isso quero conhecer a minha região, portanto é muito importante conhecer a região e nisso a palestra se torna uma de preparação”, explicou.

registrado em:
Fim do conteúdo da página