SBPC Regional: alunos de Iniciação científica apresentam trabalhos em Boa Vista
Ascom Inpa
Ao todo, o Inpa trouxe a Roraima 26 alunos que fazem parte do programa de Iniciação Cientifica - Pibic/Paic 2009-2010, que conta com o apoio do CNPq e Fapeam. As apresentações começaram ontem (20) e terminam nesta quinta-feira (21)
Por Daniel Jordano
Boa Vista-RR
Alunos que atuam no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) e participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e do Programa de Apoio a Iniciação Científica (Paic) iniciaram ontem as apresentações de trabalhos na Reunião Regional da SBPC que ocorre em Boa Vista (RR).
Ao todos, 26 estudantes participam das atividades que continuam nesta quinta-feira (21) na Universidade Federal de Roraima (UFRR). As pesquisas apresentadas vão desde a avaliação e descrição de uma bactéria que ajuda no crescimento de oleaginosas até o monitoramento da alimentação das onças da Amazônia.
O Pibic é financiado pelo Conselho Nacional de desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Paic é um financiamento da Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
Guilherme Oliveira, aluno que faz as pesquisas com as onças pintadas e pardas, explica como se dá o processo de pesquisa e a grande finalidade dela. “Nós descobrimos que a onça está comendo muita preguiça real. Esse projeto faz parte do projeto Jaguar que é de cooperação internacional entre Brasil, México e Espanha. Esse projeto maior compara a distribuição das onças em ambientes degradados e ambientes mais conservados como a Amazônia“, disse.
A apresentação conta ainda com trabalhos que avaliam a viabilidade do cultivo de cogumelos regionais, estudos da química da madeira, genética do tucunaré no trecho Coari-Manaus, além de outras pesquisas.
A reunião
Os debates, mesas redondas e conferências da Reunião Regional da SBPC ocorrem até esta sexta-feira (22) e até lá temas como mudanças climáticas, conseqüências da urbanização, diversidade amazônica, bicombustíveis dentre outros serão debatidos. Segundo a organização do evento, aproximadamente 2 mil pessoas se inscreveram nas atividades.
Redes Sociais