SBPC/Regional: cientistas avaliam efeitos das mudanças climáticas na Amazônia
Ascom Inpa
As discussões ocorreram nesta quarta-feira (20) durante uma das mesas redondas da Reunião Regional da SBPC em Roraima
Por Daniel Jordano
Boa Vista-RR
Os efeitos das mudanças climáticas e o papel da Amazônia foram os temas abordados nesta quarta-feira (20) em uma das atividades da Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que ocorre em Boa Vista (RR).
Participaram do encontro alunos de graduação e pós-graduação, além de pesquisadores de várias Instituições, entre eles Philip Fearnside do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT).
Para o pesquisador do Inpa, os debates são importantes, pois ajudam a divulgar as informações sobre as mudanças climáticas que segundo ele afetam não somente o Estado de Roraima, mas também toda a região. “Essas mudanças trazem grandes problemas para a Amazônia, pois eles deixam o clima mais quente e mais seco. Um desses fenômenos é o El Ninõ que tem grande impacto aqui em Roraima”, disse.
Fearnside destacou ainda a situação das queimadas, apesar das constantes quedas dos índices, ainda tem causado grande impacto na região. Para o coordenador da mesa-redonda que debateu o tema, Cezar Franco da Universidade Cathedral, os debates em Roraima vão auxiliar em tomadas de decisões. “A Amazônia precisa ter um tratamento não só de uma política global, mas uma política nacional e que esse conhecimento venha ser aplicado cada vez mais aqui. De posse dessas informações vamos poder transmitir para o sistema educacional, para as nossas pesquisas”, declarou Franco.
A SBPC
O encontro em Boa Vista é o 34º evento de caráter regional que a entidade realiza no país. A SBPC é uma entidade civil, sem fins lucrativos nem cor político-partidária, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil.
Desde sua fundação, em 1948, a SBPC exerce um papel importante na expansão e no aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia, bem como na difusão e popularização da ciência no País. Além de Reuniões Regionais, a entidade realiza sua Reunião Anual que é considerada o principal evento científico do Brasil.
Redes Sociais