Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudante de Iniciação Científica do Inpa recebe premiação do CNPq
Início do conteúdo da página
Notícias

Estudante de Iniciação Científica do Inpa recebe premiação do CNPq

  • Publicado: Terça, 19 de Outubro de 2010, 00h00
  • Última atualização em Terça, 02 de Junho de 2015, 09h16

 

Ascom Inpa

A premiação acontece hoje (19) durante a abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Esplanada dos Ministérios em Brasília (DF). A entrega do prêmio será feita pelo ministro de Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende

Por Josiane Santos

A aluna de Iniciação Científica do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT), Cristina Aparecida Lima do Nascimento, que participa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) financiado pelo Conselho Nacional de desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) recebe nesta terça-feira (19) a premiação pelo terceiro lugar no 8º Prêmio Destaque do Ano de Iniciação Científica promovido pelo CNPq.

Cristina Nascimento é estudante de pedagogia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e apresentou o estudo titulado “Percepção de jovens sobre o ambiente”, que abordou sobre as percepções que os estudantes do ensino fundamental, a partir do 6º ano– e ensino médio – 3º ano - de escolas públicas de Manaus possuem em relação ao ambiente, questões ecológicas, níveis de conhecimento e participação em programas de educação ambiental. O estudo teve a orientação da pesquisadora do Inpa, Maria Inês Gasparetto Higuchi.

Para Cristina Nascimento, o prêmio abriu novos caminhos para a sua vida profissional e pessoal, além de servir como obtenção de ensino, conhecimento e responsabilidade. “O prêmio serve de incentivo aos demais alunos para procurarem uma maior obtenção e conhecimento. Desde quando iniciei no Inpa, adquiri novas concepções, críticas e investigações em busca de soluções, além de um novo olhar de mundo, não só para mim, mas para a sociedade, de como os jovens se relacionam com o meio ambiente”, afirma Nascimento.

Siga o Inpa no Twitter

A orientadora analisa a premiação como um incentivo aos alunos. “É um evento muito importante para o Pibic do Inpa, esse programa que tem trazido muito apoio aos jovens que estão aqui no Instituto se formando na carreira científica. Considero isso não apenas um fato de merecimento do programa do Inpa, como também um grande incentivo para que todos os alunos e todos os orientados que estão nessa iniciação científica possam sentir estimulados para competirem no Brasil e no exterior. E o fato da Cristina ser premiada é o esforço de um aluno ter feito um bom trabalho, bem como o esforço de todo o Inpa na produção e formação de novos universitários”, explica Higuchi.

Mais duas alunas do Pibic também concorreram ao prêmio, são elas: Laís Bentes de Almeida - estudante de agronomia; e Jéssica Karoline Costa Barros - estudante de química da Ufam.

Nesta edição, o prêmio contou com a participação de 90 instituições com 157 trabalhos nas áreas de Ciências da Vida; Ciências Exatas, da Terra e das Engenharias; Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.

O prêmio conta com a parceria da Academia Brasileira de Ciência (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

registrado em:
Fim do conteúdo da página