Papel do Estado na Amazônia é destaque na reunião do GEEA
Ascom Inpa
Durante o encontro, o Grupo de Estutos Estratégicos Amazônicos (GEEA) apresentou o Tomo 3 do Caderno de Debates, com 4 capítulos (Recursos Madeireiros; Geodiversidade; Identidades Coletivas; e Urbanização na Amazônia)
Por Wallace Abreu
Ministrada pela doutora Bertha Becker da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a palestra teve como tema principal o papel do Estado na Amazônia, fatos passados e os desafios futuros. O encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira (15), no auditório da Casa da Ciência na sede do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT).
O papel histórico do Estado na Amazônia; o Estado no novo milênio; o discurso do desenvolvimento sustentável e sua prática na contenção do desmatamento, na política regional, na inclusão social e na integração nacional e continental; os grandes desafios e propostas para a Amazônia foram alguns dos temas abordados durante o encontro.
“Ainda não tivemos uma política regional adequada. O que houve foi um reflexo global, um impacto de uma política nacional. Devemos mudar o padrão e não deixar de desmatar porque recebemos um dinheiro para não fazer. Ainda não possuímos uma proposta para acabar definitivamente com o desmatamento. O que deve ser visto são soluções para as causas do desmatamento”, alerta Becker.
De acordo com a pesquisadora, estamos vivendo uma nova fase na Amazônia, onde as nossas escolhas são norteadoras no desenvolvimento regional. “As mudanças climáticas podem seguir caminhos diferenciados de acordo com nossas escolhas. Esse é principal foco do chamado desenvolvimento sustentável”, comenta.
Há grandes desafios pela frente para que haja um efetivo desenvolvimento sustentável. Becker apresentou durante a palestra a chamada “Proposta Bherta”. “Precisamos de uma modernização da Amazônia. Realizar um extrativismo aliado à industrialização, serviços florestais e uma melhoria da circulação fluvial”, concluiu a pesquisadora.
De acordo com o pesquisador do Inpa, Geraldo Mendes dos Santos, as discussões e análises de dados oficiais são de extrema importância. “Essas considerações são muito valiosas, pois fazem uma aliança perfeita entre o conhecimento científico e as demandas sociais e políticas. Trata - se de uma interação muito interessante e o GEEA contribui com isso, fazendo uma análise bem fundamentada de dados científicos, feita por pessoas de diferentes áreas do conhecimento e depois disponibilizar essas informações através de publicações, como os Cadernos de Debates”, ressalta Mendes.
Redes Sociais