Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa participou do evento em comemoração ao Dia Mundial de Alimentação
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa participou do evento em comemoração ao Dia Mundial de Alimentação

  • Publicado: Quinta, 14 de Outubro de 2010, 00h00
  • Última atualização em Terça, 02 de Junho de 2015, 09h07

 

Ascom Inpa

O evento aconteceu hoje (15) no Parque Municipal do Mindu com a participação de estudantes da escola municipal, universidades, secretária municipal de saúde e pesquisadores do Inpa

Por Josiane Santos

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) participou hoje (14) da 5ª Semana Municipal de Alimentação Saudável promovido pela Secretária Municipal de Saúde (Semsa). O evento é comemoração ao Dia Mundial da Alimentação celebrado no dia 16 deste mês.

O Inpa apresentou ao público amostras de alguns frutos da região Amazônica de alto valor nutritivo como açaí, tucumã, pupunha, cubiu, camu-camu, entre outros. O Instituto desenvolve diversas pesquisas com esses frutos analisando o potencial nutricional e o uso para produção de biocosméticos.

Siga o Inpa no twitter

De acordo com a pesquisadora do Inpa Dionísia Nagahama, o consumo de uma boa alimentação deve ser ensinado desde o pré-escolar como forma de acostumar ao consumo desses frutos. “A Amazônia tem uma biodiversidade de fauna e flora só que a alimentação é pobre por causa do desconhecimento. É lógico em um dia você não vai ensinar. Primeiro eles (estudantes) precisam entender que isso tem que aprender a partir do pré-escolar depois fundamental, temos que enfatizar por que isso é dia a dia”.

A coordenadora de pesquisas do Inpa explicou aos estudantes a importância de inserir no hábito alimentar o consumo dos nutrientes. “Ainda temos um contingente enorme de pessoas que passam fome e como minimizar a fome com a nossa maior biodiversidade da Amazônia, temos sim inúmeras espécies frutíferas e da mesma forma os pescados com potencial nutricional e riquíssimo em energia”, explica Yuyama.

registrado em:
Fim do conteúdo da página