Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Peixe-boi será tema de palestra no município de Iranduba
Início do conteúdo da página
Notícias

Peixe-boi será tema de palestra no município de Iranduba

  • Publicado: Terça, 05 de Outubro de 2010, 00h00
  • Última atualização em Terça, 02 de Junho de 2015, 09h02

 

Ascom Inpa

Na ocasião, os estudantes receberão um kit escolar, doado pela Ampa, Sociedade dos Amigos da Amazônia, Hotel Ariaú Amazon Towers e Projeto Bototerapia.    

Por Ícaro Nepomuceno

Ascom Ampa

Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa), que atua em convênio com o Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) realizará nos próximos dias 7 e 8 de outubro atividade de educação ambiental na comunidade Acajatuba, no município de Iranduba, distante 25 quilômetros de Manaus.

A Ampa realiza a ação com o apoio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambienta e atua também em parceria com o Hotel de Selva Ariaú Amazon Towers e o Projeto Bototerapia. A atividade de educação ambiental faz parte do cronograma de ações para reintrodução do peixe-boi ao seu habitat natural e tem o objetivo de sensibilizar os comunitários do entorno do hotel para a importância do peixe-boi no equilíbrio do ecossistema.

Siga o Inpa no Twitter

A coordenadora do núcleo de educação ambiental da Ampa, Galia Mattos, disse que é importante chegar a essas comunidades para saber como eles se comportam e se estão dispostos a contribuir com o trabalho. “É a primeira vez que iremos a essa comunidade e devemos levar a Ampa ao conhecimento dos comunitários, apresentar o processo de reintrodução do peixe-boi e poder contar com a participação de todos eles”, ressalta.

Essa ação, conforme explica o Diretor da Ampa, Jone César, será uma prévia para a reintrodução de exemplares dessa espécie. “Essa atividade faz parte da apresentação do Projeto Peixe-boi às comunidades inseridas nas áreas escolhidas para soltura de peixes-bois criados em cativeiro. Nós procuramos envolver as comunidades antes da soltura para fazer com que eles se sintam parte do processo, além de chamar a atenção desses ribeirinhos para a conscientização ambiental, no sentido de garantir que eles não sejam caçados, assim como os outros animais selvagens que habitam a região”, comenta.

As palestras sobre a biologia e importância do peixe-boi na natureza serão ministradas na escola da comunidade Acajatuba. “Serão contemplados com essa atividade cerca de 200 alunos dos três turnos dessa escola. Durante a manhã, faremos atividades lúdicas, além da palestra, para envolver de forma mais divertida as crianças. Nos turnos da tarde e noite, já que trataremos com jovens e adultos, falaremos de forma mais aprofundada sobre nossos projetos de conservação e pesquisa dos mamíferos aquáticos”, relata Mattos.

Na ocasião, os estudantes receberão um kit escolar, doado pela Ampa, Sociedade dos Amigos da Amazônia, Hotel Ariaú Amazon Towers e Projeto Bototerapia.    

Projeto de Reintrodução

O Laboratório de Mamíferos Aquáticos do Inpa realiza desde 1974 atividades com peixe-boi da Amazônia envolvendo estudos sobre biologia, ecologia, fisiologia e manejo da espécie. O Instituto possui um centro de resgate e reabilitação que se destina a recuperação dos animais e estudos em cativeiros. O sucesso do programa de reabilitação no Inpa gerou um excedente de indivíduos sub-adultos prontos para retornarem à natureza, tornando viável a reintrodução no ambiente natural de peixes-bois cativos visando à manutenção das populações naturais da espécie.

As atividades de monitoramento por rádio-telemetria dos peixes-bois reintroduzidos tiveram início em março de 2008. Desde então, quatro exemplares voltaram para a natureza. O monitoramento pós-soltura, segundo pesquisadores da Ampa, é fundamental para verificar a adaptação dos animais às novas condições de vida e a utilização do habitat, bem como avaliar o sucesso das reintroduções. A reintrodução desses animais vem sendo como importante ferramenta para a educação ambiental de várias comunidades.

registrado em:
Fim do conteúdo da página