Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Uncategorised > Especialistas participam no Inpa do I Workshop do Laboratório de Micologia
Início do conteúdo da página

Especialistas participam no Inpa do I Workshop do Laboratório de Micologia

Publicado: Sexta, 18 de Setembro de 2015, 14h42 | Última atualização em Segunda, 05 de Outubro de 2015, 20h37

Para o biotecnologista João Vicente Braga de Souza, o evento é uma oportunidade para os alunos de graduação e pós-graduação entrarem em contato com as pesquisas e pesquisadores que trabalham nessa área

 

Por Luciete Pedrosa (texto e foto) – Ascom Inpa

 

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) trará a Manaus dois dos mais importantes especialistas em micologia médica, o pesquisador e professor da Fiocruz, Bodo Wanke e o pesquisador Wieland Meyer, da Austrália. Ele participará do I Workshop do Laboratório de Micologia do Inpa, que acontecerá nos dias 1º e 2 de outubro, em horário integral, no auditório do Bosque da Ciência. Os interessados ainda podem se inscrever.

 

 

Organizado pelo Laboratório de Micologia do Inpa, o evento tem o objetivo de promover o ensino e a capacitação de técnicas práticas com os ciclos de palestras e minicursos que tratarão sobre os conteúdos atuais da micologia médica, micologia industrial, micologia de alimentos e micologia ambiental.

 

 

De acordo com o biotecnologista e responsável pelo Laboratório de Micologia do Inpa, João Vicente Braga de Souza, o evento é destinado a estudantes de graduação e de pós-graduação e demais profissionais interessados na área de micologia que desejam atualizar seus conhecimentos por meio de palestras e minicursos que serão oferecidos.

 

 

“Esse evento será de grande importância para a instituição no que se refere à união dos profissionais das diferentes áreas da micologia para a discussão de temas relevantes para a Amazônia”, diz Braga de Souza.

 

 

Para Souza, o evento apresenta-se ainda como uma oportunidade para os alunos de graduação e pós-graduação entrarem em contato com as pesquisas e pesquisadores que trabalham nessa área. “É uma ótima oportunidade para o estabelecimento de estágios, trocas de conhecimento e para realização de atividades complementares”, diz.

 

MicologiaFotoLucietePedrosa

 

Programação

 

 

Consta na programação do workshop um ciclo de palestras sobre micologia de alimentos proferidas por pesquisadores do Inpa. Também acontecerão palestras sobre micologia ambiental, em que professores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e do Inpa falarão sobre fungos ambientais de interesse para tratamento de resíduos tóxicos, controles de pragas e produção de biocombustíveis.

 

Outros ciclos de palestras que serão apresentados tratarão sobre fungos de interesse médico e sobre micologia aplicada industrial. Segundo o biotecnologista, essas palestras contarão com a presença de pesquisadores experientes que falarão sobre temas como o tratamento e diagnóstico de infecções fúngicas e a produção de substâncias de interesse industrial como antimicrobianos, enzimas, colorantes e biosurfactantes, que são substâncias que têm a capacidade de misturar óleo com água, ação muito importante na indústria.

 

Durante o workshop serão realizados dois minicursos. O primeiro acontecerá na tarde do dia 1º de outubro e será sobre “Micologia médica”. No minicurso, o participante terá a oportunidade de aprender sobre os fungos de interesse médico de maior relevância na região amazônica (Candidoses e Dermatofitoses) e sobre os fungos oportunistas (Criptococose, Histoplasmose, Pneumocistose), que são os principais responsáveis pela morte de pacientes imunossuprimidos, aqueles com Aids.

 

O segundo minicurso, que acontece no dia seguinte, tratará sobre “Identificação de fungos por biologia molecular”. Será teórico e prático sobre as atualidades do uso das ferramentas de sequenciamento para identificação de fungos.

Fim do conteúdo da página