Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisador do Inpa é homenageado na Aleam por ações desenvolvidas em prol do ambiente
Início do conteúdo da página
Notícias

Pesquisador do Inpa é homenageado na Aleam por ações desenvolvidas em prol do ambiente

  • Publicado: Sexta, 29 de Maio de 2015, 13h51
  • Última atualização em Sexta, 29 de Maio de 2015, 15h47

A homenagem ao químico Sergio Bringel partiu da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Amazonas

Por Luciete Pedrosa - Ascom Inpa

Foto: Acervo pesquisador

Em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos há mais de 40 anos na causa ambiental, o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), o químico Sergio Roberto Bringel, 66, será homenageado, na próxima segunda-feira (1º de junho), às 9h, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), em sessão especial comemorativa ao Dia Mundial do Meio Ambiente (celebrado todo dia 5 de junho).

A propositura da homenagem foi da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Aleam, que tem como presidente o deputado Luiz Castro. Todos os anos, a Comissão e outros parlamentares realizam uma seletiva e elegem uma personalidade ou instituições que prestam relevantes serviços em defesa do meio ambiente para serem homenageados.

Foto Bringel Foto acervo pesquisador Inpa

É gratificante receber esta homenagem da Assembleia, porque reconhece um trabalho que desenvolvemos há mais de 40 anos, no Inpa, em prol do meio ambiente”, diz o pesquisador Bringel, que é doutor em Agronomia (solos e nutrição de plantas), presidente do Conselho Regional de Química (CRQ-14ª Região), que engloba os estados do Amazonas (AM), Acre (AC), Rondônia (RO) e Roraima (RR), além de professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Vinculado à Coordenação de Dinâmica Ambiental (CDAM/Inpa), o pesquisador atua, principalmente, nos temas relacionados à poluição ambiental, recursos hídricos, perícia ambiental, hidrogeoquímica e Bacia Amazônica. Para ele, os problemas de quantidade e qualidade dos recursos hídricos não são um fato isolado e estão inseridos nas questões globais do meio ambiente.

Na opinião do pesquisador, se não for alterado o estilo de vida da sociedade, um quarto da população mundial sofrerá este problema nas próximas décadas. “Os custos de não fornecer água potável e saneamento básico ultrapassam em muito os custos de fazê-lo”, afirma Bringel.

registrado em:
Fim do conteúdo da página