Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa discute parceria com Universidade Federal do Oeste do Pará
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa discute parceria com Universidade Federal do Oeste do Pará

  • Publicado: Quarta, 22 de Setembro de 2010, 00h00
  • Última atualização em Quarta, 27 de Maio de 2015, 10h39

 

Ascom Inpa

O encontro aconteceu em Manaus e discutiu possíveis ações a serem realizadas entre o Instituto e a Ufopa

Por Wallace Abreu

Nesta quarta-feira (22), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) realizou um encontro que possibilitará uma nova parceria que visa a produção de novas pesquisas. A reunião foi realizada no auditório do projeto LBA (Biosfera-Atmosfera na Amazônia) no campus II do Instituto.

Desta vez, a parceria será firmada com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). A ação de cooperação pretende abranger as mais diversas áreas de atuação entre Recursos Florestais, Agronomia, Genética, Biosfera-atmosfera e Bioprospecção da Amazônia, Entomologia, Botânica, entre tantas outras.

Siga o Inpa no Twitter

Representando a Ufopa, estiveram presentes os professores Rodrigo da Silva, coordenador do LBA em Santarém (PA); Reinaldo Peleja; Tereza Ximenez; José Antônio Oliveira Aquino; Patrícia Chaves de Oliveira; Aldo Queiroz; João Ricardo; e o reitor da Ufopa, Seixas Lourenço.

“Trata-se da primeira Universidade Federal com sede fora da capital. Possui sede em Santarém e outros campus em Oriximiná, Óbidos, Alenquer, Monte Alegre e Juruti. Somos uma universidade nova que já começou como uma instituição de porte médio. Hoje, possuímos 174 professores em nosso quadro, sendo mais de 70 doutores”, relata Lourenço.

Segundo o Reitor, a Ufopa possui hoje cinco institutos de pesquisa. O primeiro está ligado a Ciência e Tecnologia das Águas, coordenado por Reinaldo Peleja; Biodiversidade Florestal, dirigido por João Ricardo; Geociência e Engenharia; Ciências Sociais, com foco na antropologia; e o instituto de Ciências da Educação.

“Considero esta parceria com o Inpa um forte passo na questão da cooperação Amazônica. Muito provavelmente, a Ufopa passará a se chamar Universidade Federal da Integração Amazônica, pois ela foi criada com esse objetivo. Ela surgiu com uma perspectiva de fazer uma forte cooperação entre as instituições da Amazônia brasileira e os países amazônicos”, conclui Lourenço.

O encontro contou com a presença de pesquisadores e coordenadores do Inpa. Entre eles, Niro Higuchi, Newton Falcão, Kaoru Yuyama, Sidney Ferreira, Ângela Varella, Ruth Ferreira, Alberto Vicentini, Paulo Maurício Graça, Antônio Manzi, além de Estevão Monteiro de Paula da Coordenação de Ações Estratégicas (COAE).

“A Ufopa hoje possui um quadro de doutores e mestres qualificados que podem ajudar muito no fortalecimento de pesquisas e qualificação. Porém, para consolidar qualquer atividade, precisamos primeiro, do interesse de ambas as partes, o que já existe. O segundo passo, é a captação de recursos para criarmos esse vínculo”, comenta Estevão.

Sobre a Universidade

A Ufopa tem por missão gerar conhecimento e formar recursos humanos no mais alto nível de qualificação, processos permanentes e continuados, que tenha início nos níveis mais fundamentais da graduação superior ajustada à realidade amazônica; que alcance as mais elevadas competências em nível de pós-graduações comprometidas com uma produção científico-tecnológica responsável pelo desenvolvimento sustentável da região e de uma verdadeira cidadania Amazônica.

registrado em:
Fim do conteúdo da página