Inpa organiza simpósio sobre domesticação de plantas
Ascom Inpa
O simpósio acontece nesta quinta-feira(16) a partir das 10h e será realizado no Palacete Provincial, localizado na Praça Heliodoro Balbi, no centro de Manaus
Por Wallace Abreu
Manaus é sede do 2° Encontro Internacional de Arqueologia Amazônica (EIAA) desde o último domingo (12). O evento promove, mais uma vez, o encontro entre pesquisadores, estudantes e o público em geral com foco na continuidade das discussões sobre a arqueologia desta rica e diversa região.
A organização do simpósio é de Charles Roland Clement, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) da Coordenação de Pesquisas em Ciências Agronômicas (CPCA). “Entre os temas abordados estão a domesticação de plantas na Amazônia no contexto Neotropical; a dispersão de mandioca no Brasil; o milho na Amazônia; a origem e dispersão de pupunha. O palestrante Hélio Gaspar Morcote da UNC falará sobre as terras preta de índio do baixo Rio Caqueta (Colômbia), com foco nos fitólitos que permitem determinar a presença de cultivos em diferentes períodos”, comenta Clement.
O simpósio sobre domesticação de plantas, que faz parte da programação do encontro, acontece na próxima quinta-feira (16), a partir das 10h e contará com a participação de pesquisadores do Inpa, da Embrapa, além de professores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e professores da Universidade Nacional da Colômbia (UNC) e da Universidade Reading da Inglaterra.
O evento está dividido em duas partes: seções de apresentações orais em forma de simpósios e seções destinadas à apresentação de pôsteres científicos. Além disso, serão organizadas exposições e visitas a sítios na região de Manaus. A programação segue até a próxima sexta (17).
O questionamento das teorias e hipóteses atuais sobre a ocupação da Amazônia; A divulgação das pesquisas recentes; O ensino de arqueologia pela Amazônia; Discussão das questões sociais que envolvem o papel dos arqueólogos na sociedade, entre outros assuntos são os principais objetivos do encontro.
Sobre o pesquisador
Charles Clement possui graduação em Biologia pela University of Connecticut (1973), mestrado em Biologia (com ênfase em Genética) pela Universidad de Costa Rica (1986) e doutorado em Horticultura (com ênfase em Genética) pela University of Hawaii (1995). Atualmente é pesquisador titular do Inpa, professor colaborador da Ufam e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Tem experiência na área de genética, com ênfase em recursos genéticos, atuando principalmente na origem e domesticação de cultivos amazônicos, recursos genéticos amazônicos, fruteiras amazônicas e desenvolvimento agrícola sustentável.
Retrospectiva
O primeiro EIAA ocorreu em setembro de 2008, em Belém (PA) e reuniu pesquisadores de diferentes países que desenvolvem pesquisas arqueológicas na região amazônica. O encontro foi uma oportunidade ímpar de promover o diálogo e aprofundar questões relevantes para o entendimento da ocupação pré-colonial na Amazônia. Durante o evento, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com parceria do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP), se propuseram a sediar e organizar a segunda edição.
Redes Sociais