Pesquisador do Inpa recebe prêmio em Belém (PA)
Ascom Inpa
Antonio Manzirecebeu o prêmio Adalberto Serra durante a solenidade de abertura do XVl Congresso Brasileiro de Meteorologia na capital paraense
Por Daniel Jordano
O pesquisador do Inpa Antonio Ocimar Manzi foi um dos cientistas premiados na solenidade de abertura do XVl Congresso Brasileiro de Meteorologiaque acontece em Belém do Pará. Manzi é gerente executivo do Programa de Larga Escala da Biosfera e Atmosfera na Amazônia (LBA), projeto coordenado pelo Inpa desde 2003.
Cientistas de todo país e do exterior participam de discussões, mesas redondas e debatem até a próxima sexta-feira (17) o papel da Amazônia no clima global. Manzi atua principalmente na linha de pesquisa Interação biosfera e atmosfera, tanto com trabalhos de campo como em modelagem dos processos físicos.
Sobre pesquisador
Antonio Manzi é graduado em Física pela Universidade Estadual Paulista/(Unesp), em Rio Claro (SP); é Mestre em Meteorologia (1987) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Doutor em Física da Atmosfera (1993) pela Universidade Paul Sabatier (Toulouse III), França.
O pesquisador coordena também o Núcleo de Modelagem Climática e Ambiental do Inpa e o grupo de Micrometeorologia do LBA no Instituto e atua como professor no Programa de Pós-Graduação Ciências da Floresta Tropical (Inpa/Ufam), além de ser coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Clima e Ambiente (Inpa/Uea).
Antônio Manzi tem mais de 20 artigos publicados em revistas científicas nos últimos cinco anos.
Redes Sociais