Inpa oferta cursos e oficinas para a população de Manacapuru no Show das Águas 2015
Evento segue até sábado (30) na Princesinha do Solimões. Grupo musical Ukulelê fará apresentação de encerramento
Por Caroline Rocha/ Ascom Inpa
Foto: Acervo Ascom Inpa
Com o propósito de contribuir com o desenvolvimento dos municípios do Amazonas, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) está nesta semana em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus) para a edição 2015 do Show das Águas e Meio Ambiente, promovendo cursos, oficinas e fóruns científicos. Evento segue até sábado (30).
De acordo com o coordenador de extensão do Inpa e membro do Comitê das Águas, Carlos Bueno, o evento capacita a sociedade e aguça, por meio de atividades lúdicas e educativas, o interesse para a conscientização de responsabilidades sociais ajudando no desenvolvimento humano e ambiental.
“Vivemos atualmente em um cenário em que a pesquisa é chamada para dar respostas e indicar caminhos para os problemas enfrentados pela sociedade. Então, o evento desperta o interesse da população para o cuidado e a responsabilidade socioambiental, através da educação científica”, afirmou Bueno.
Durante o Show das Águas, o Inpa desenvolverá cerca de 30 atividades, como exposições de insetos aquáticos, invertebrados terrestres, tartarugas da Amazônia e o Planetário, em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Também serão ofertados cursos e oficinas de português sustentável, avaliação de igarapés, crise hídrica no Brasil, tecnologias sociais para purificação de água em comunidades (Ecolágua), fruteiras amazônicas e seus potenciais, hortas escolares e mercado de peixes nativos da Amazônia.
O encerramento do evento ficará por conta do grupo musical Ukulelê que também fez a abertura. Composto por 14 alunos de Manacapuru, o nome do grupo é uma referência ao instrumento musical havaiano.
Show das Águas e Meio Ambiente
O Inpa é um dos parceiros do projeto criado pela Fundação Rede Amazônica. Há 15 anos o Show das Águas e Meio Ambiente mobiliza a sociedade para iniciativas de valorização dos recursos da região interior do Amazonas. Quarenta instituições das áreas de educação, ciência, tecnologia e inovação, saúde, meio ambiente e cultura, procuram no evento despertar o interesse da coletividade para construção da ética e da responsabilidade socioambiental.
Redes Sociais