Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa debate inovação tecnológica para desenvolver a Amazônia
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa debate inovação tecnológica para desenvolver a Amazônia

  • Publicado: Quinta, 09 de Setembro de 2010, 00h00
  • Última atualização em Quarta, 27 de Maio de 2015, 09h48

 

Ascom Inpa

O tema está sendo discutido em Manaus durante o II Fórum de Gestores Públicos e Transferência de Tecnologia da Região Norte. Os debates, promovidos pelo Inpa, ocorrem até esta sexta-feira (10) na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam)

Por Daniel Jordano

Inovação tecnológica como forma de desenvolver de maneira sustentável a Amazônia. Esse foi o principal tema discutido no primeiro dia do II Fórum de Gestores Públicos e Transferência de Tecnologia da Região Norte (Fortec/Norte) promovido em Manaus pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT).

O evento ocorre até esta sexta-feira (10) na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), localizado na Avenida Joaquim Nabuco no Centro, e reúne gestores públicos ligados à área de pesquisas de toda a região Amazônica para discutir formas de promover a inovação, além de aproximar as indústrias deste processo.

Siga o Inpa no Twitter

Segundo o Coordenador Geral das Unidades de Pesquisas do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Carlos Oiti, promover a inovação é importante para o desenvolvimento. “A questão da invocação é relativamente recente. A inovação só foi praticada de forma organizada através da lei da Inovação em 2005, por isso é importante que ocorram mais reuniões como essa. A inovação daqui pra frente deve ser olhada sempre com a ótica do desenvolvimento sustentável”, disse.

De acordo com o Coordenador de Ações Estratégicas (COAE) do Inpa, Estevão Monteiro de Paula, a reunião abre a oportunidade de debater problemas e buscar soluções que possam incentivar a Inovação Científica e Tecnológica. “A importância desse evento é trocar experiências, formular propostas e debatê-las nacionalmente. A indústria, que foram convidadas para esse debate, tem papel importante nisso. Para que possamos realizar a transferência de tecnologia precisamos estar próximo desse setor e do Inpa, em sua nova estrutura, vai fazer isso através da Coordenação Extensão Tecnológica para ter esse diálogo com as empresas”, declarou.

Patentes

A criação de patentes dos produtos e processos gerados através das pesquisas também foi destaque durante o primeiro dia do evento onde se discutiu a relação entre artigos publicados pelos pesquisadores e a importância de se proteger o conhecimento.

O presidente do FORTEC Nacional, Rubem Dário, destacou o papel da Amazônia e de sua biodiversidade no processo de Inovação Científica e Tecnológica. “É um processo de aprendizado e nós precisamos que este processo de Inovação venha unir mais ainda políticas públicas, Institutos de Pesquisa e Indústrias que por sua vez possam pegar o conhecimento gerado dentro dos Institutos de Pesquisas e Universidade e assim levá-los como novos processo e produtos. Esse evento em Manaus é estratégico para o país e para a Amazônia”, declarou.  

Programação

Nesta quinta-feira (9), foram debatidos ainda os desafios de se fazer Inovação na Amazônia, além da gestão tecnológica na Região. Na sexta-feira (10), as atividades começam as 9h na sede da Fieam com a palestra “Um Cenário Possível para relação das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT) com o setor privado”.

registrado em:
Fim do conteúdo da página