Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Ariranha é tema de desfile
Início do conteúdo da página
Notícias

Ariranha é tema de desfile

  • Publicado: Quinta, 02 de Setembro de 2010, 00h00
  • Última atualização em Quarta, 27 de Maio de 2015, 09h15

 

Ascom Inpa

Atividades da Semana da Pátria na Vila de Balbina em Presidente Figueiredo, contam com apoio da Ampa/LMA e ariranha ganha destaque durante o evento

Por Icaro Nepomuceno

Presidente Figueiredo – AM

A Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa), que atua em parceria com o Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) e com o Centro de Preservação e Pesquisa dos Mamíferos Aquáticos (CPPMA), e é patrocinada pelo Programa Petrobras Ambiental, esteve na Vila de Balbina nesta quinta-feira (2), para realizar campanha de sensibilização ambiental junto à Escola Municipal da Vila de Balbina, em Presidente Figueiredo, distante da capital amazonense 200 km.

Esta ação fez parte do cronograma de atividades referentes à Semana da Pátria. Na ocasião, haverá palestras, distribuição de folders, típica marcha e participação ativa da Ampa e CPPMA nas atividades. O objetivo é sensibilizar e despertar nos moradores da Vila de Balbina a consciência ambiental a cerca dos mamíferos aquáticos da Amazônia, em especial a Ariranha Laila, que habita atualmente o porto de Balbina e está causando curiosidade pela forma que interage com a população local.

Siga o Inpa no Twitter

A Escola Municipal da Vila de Balbina fará alusão a diversos temas na marcha de Sete de setembro e uma de suas turmas adotará a causa ambiental com o slogan: “Ariranha, ajude a salvar essa espécie”.

A Ariranha de Balbina

Atualmente, observa-se no lago de Balbina a interação de uma ariranha fêmea com os pescadores e frequentadores do porto as margens do lago. Esse tipo de interação, nem sempre é benéfica, pois algumas pessoas tentam agredi-la, além de trazer riscos à espécie, que perde seus instintos naturais de sobrevivência e de captura de presas para alimentação.

O Projeto Ariranha do Inpa

O Projeto Ariranha do Inpa, acompanha desde 2001, cerca de 50 grupos de ariranhas no lago de Balbina. A intenção dos estudos, segundo Fernando Rosas, pesquisador do Inpa e coordenador do Projeto, é conhecer aspectos da biologia e ecologia do animal em um reservatório de hidrelétrica, criado de maneira artificial.

“O objetivo é estudar o uso daquele ambiente pelas ariranhas, incluindo monitoramento das tocas utilizadas pela espécie, hábitos alimentares, reprodução, dinâmica dos grupos e foto identificação dos indivíduos”, explica.

Sobre a Ariranha

A ariranha (Pteronura brasiliensis) é o maior membro da subfamília Lutrinae. O comprimento corporal máximo é de até 1,8 m, com um peso de até 35 kg. O corpo é longilíneo, com uma cauda longa, achatada dorso-ventralmente. O pêlo é marrom escuro, parecendo quase preto quando molhado. Cada indivíduo apresenta uma mancha irregular amarelo-clara no pescoço e peito, cuja forma permite a identificação individual dos animais. As patas apresentam os "dedos" ligados por uma membrana interdigital e o focinho é coberto de pêlos.

Educação Ambiental

As atividades da Semana da Pátria serão o ponto inicial para outras ações que ainda estão por vir durante todo o mês de setembro. A Ampa/LMA e CPPMA realizarão palestras abordando principalmente os riscos que a interação desses animais pode trazer não só para a ariranha, mas também para os que interagem com ela, assim como questionar os próprios moradores de que forma podem contribuir na conservação e preservação da espécie.

registrado em:
Fim do conteúdo da página