Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Ampa promove atividades no Dia da Amazônia
Início do conteúdo da página
Notícias

Ampa promove atividades no Dia da Amazônia

  • Publicado: Quarta, 01 de Setembro de 2010, 00h00
  • Última atualização em Quarta, 27 de Maio de 2015, 08h12

 

Ascom Inpa

Associação Amigos do Peixe-boi comemorará o Dia da Amazônia, trabalhando a arte de fazer educação ambiental no Parque Aquático Robin C. Best do Inpa

Por Séfora Antela e Icaro Nepomuceno

A Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa), que atua em convênio com o Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) e é patrocinada pelo Programa Petrobras Ambiental; realizará no próximo domingo (5) um evento em comemoração ao Dia da Amazônia, no Parque Aquático Robin C. Best do Inpa.

O evento tem o objetivo de sensibilizar alunos da Escola Internacional do Amazonas, Amazonas English Academy – AEA e seus familiares, em defesa dos direitos animais e da preservação do planeta, que ocorrerá de uma maneira um tanto especial. Esses estudantes farão da arte instrumento de conscientização da importância da vida.

Siga o Inpa no Twitter

“Vida é simplesmente vida e a nossa intenção com essa atividade é mostrar para essas pessoas que cada vida tem uma importância para o equilíbrio do ecossistema. Por isso, de uma forma muito divertida, os participantes irão internalizar essa mensagem e passarão a ser futuros multiplicadores da causa. Assim nós desejamos”, ressalta a coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental, Gália Mattos.

Essa atividade vai ser coordenada pelo artista plástico ambiental Alexandre Huber, que nos últimos anos vem dedicando sua arte a favor da conscientização para a preservação do meio ambiente. Na ocasião, Huber vai pintar em uma tela, juntamente com os participantes do evento, os mamíferos aquáticos da Amazônia, contextualizados em um cenário típico da região. A arte ficará exposta no Bosque da Ciência do Inpa.

"Esta oficina no Amazonas será um sonho para mim. Poder usar a magia das cores para através da arte e buscar a conscientização ecológica das crianças é meu grande objetivo. É neste momento que pintando em murais a vida dos rios e mares que posso passar muitas dicas para os participantes, tais como: o que comem os peixes-boi e onde vivem as lontras. Penso que é se apaixonando pelas espécies, descobrindo um pouquinho de suas curiosidades, que tornamos este momento inesquecível e assim, plantamos, como sementes para o futuro, os próximos guardiões do meio ambiente", comenta Huber.

Acompanhe o trabalho do Hurber por meio do site:  www.huberartemarinha.com.br

Prévia do evento

Como parte do evento de sensibilização ambiental, a Ampa levou a palestra de educação ambiental sobre os mamíferos aquáticos da Amazônia à Escola Internacional do Amazonas, Amazonas English Academy – AEA, na última quarta-feira (25) no bairro Tarumã, zona centro oeste de capital amazonense.

Durante a palestra, proferida por Mattos, os alunos puderam contar com recursos visuais que reforçavam a importância da preservação dos mamíferos aquáticos e do meio ambiente. Também receberam informações sobre onde eles costumam existir e de que forma eles foram ou estão ameaçados.

Para o professor da disciplina de ciências da escola, Patrick Reynolds, essa iniciativa foi importante porque os alunos puderam entender que é possível haver uma relação harmônica entre homem e natureza. “Os alunos mostraram interesse e curiosidade em conhecer mais a fundo esse tema, principalmente porque esses animais estão em risco de extinção. Eles discutiram em sala soluções para amenizar esse problema”, ressalta.

Preocupação em preservar a vida

Um dos estudantes que se mostraram mais interessados durante a palestra e que está perceptivelmente ansioso com a visita ao Inpa no próximo dia 5 é Daniel Soares Lima, que apesar da pouca idade revela que tem conhecimento e está mesmo preocupado com a causa ambiental. “Eu não quero que os mamíferos aquáticos da Amazônia morram, desapareçam; quero que tenha animais na Amazônia, gosto da existência deles; e essa visita ao Inpa com certeza vai ser um dia muito legal” conta.

Serviço

O Bosque da Ciência funciona de terça-feira a sexta-feira de 9h as 12h e 14h às 17h. Sábados, domingos e feriados das 9h às 16h. Na segunda-feira, o Bosque é fechado para manutenção. A venda de ingresso pode ser feita pela manhã nos horários de 9h as 11h30 e tarde de 14h as 16h. O valor do ingresso é R$ 5 para crianças de até 12 anos e idosos a partir de 65 anos não pagam.

Visitas de grupos escolares terão entrada franca, porém, precisa ser feita uma solicitação através de ofício pelos telefones (092) 3643-3192/3312 /3293.

registrado em:
Fim do conteúdo da página