Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > 61º CNBot realiza o I Simpósio João Barbosa Rodrigues
Início do conteúdo da página
Notícias

61º CNBot realiza o I Simpósio João Barbosa Rodrigues

  • Publicado: Quarta, 01 de Setembro de 2010, 00h00
  • Última atualização em Quarta, 27 de Maio de 2015, 07h59

 

Ascom Inpa

O Simpósio é em homenagem e reconhecimento à João Barbosa Rodrigues, fundador do primeiro Museu Botânico de Manaus e faz parte da programação do 61º Congresso Nacional de Botânica

Por Wallace Abreu

O I Simpósio João Barbosa Rodrigues faz parte das atividades do 61º Congresso Nacional de Botânica (CNBot) realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) e a Sociedade Botânica do Brasil (SBB).

O objetivo do simpósio é formar um fórum de discussão científica para profissionais e estudantes de ciências biológicas, sociais, humanas e áreas afins. O Simpósio é uma realização da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) com apoio do Museu da Amazônia (Musa) e conta com a colaboração do Inpa, a Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas (Fapeam) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Siga o Inpa no Twitter

Programação

A abertura oficial do Simpósio acontece na próxima segunda (6) as 14h na Ufam e contará com a participação da reitora da Ufam, Márcia Perales e do Pró-Reitor de Extensão, Frederico Mendes Arruda. A partir das 15h até às 18h, várias palestras serão ministradas, entre elas “Barbosa Rodrigues e as Palmeiras Amazônicas”, proferida por Evandro Ferreira, pesquisador do Inpa no Acre.

A programação segue na terça-feira (7) com oficinas científicas e pedagógicas, entre elas “Ilustração Botânica” ministrada pela pesquisadora do Inpa Eliane Fernandez Storti da Coordenação de Pesquisas em Ecologia (CPEC) e pela jornalista e ilustradora, Leyla Leong.

“A oficina de ilustração será disponibilizada para 20 pessoas e nosso público alvo são os adolescentes, estudantes do Ensino Médio e pessoas que se interessam pelo assunto. A expectativa é de popularizar o trabalho que já vem sendo realizado”, comenta Storti.

Na quarta-feira (8) as 10h30 no Auditório Rio Solimões, acontece as palestras “Vestígios do Museu Botânico do Amazonas de João Barbosa Rodrigues” ministrada pelo pesquisador William Gama; e as 11h “Implantação do epifitário Barbosa Rodrigues”, ministrada pelo pesquisador Luiz Carlos Bonates, ambos do Inpa.

Já as 16h acontece a palestra “Montagem e Conservação de Invertebrados” com a pesquisadora Eliana Rosely das Neves, do Inpa, que também ministrará a palestra “Biologia Reprodutiva de Orquídeas” na quinta-feira (9) as 9h no Auditório Rio Solimões (ICHL/ Ufam).

Vida e Obra

João Barbosa Rodrigues é um naturalista brasileiro que trabalhou na Amazônia e em Manaus criou o Museu Botânico do Amazonas. Além da botânica, também deu importante contribuição em outras áreas do conhecimento como a zoologia, geografia, etnografia, paleontologia e arqueologia.

Mesmo sendo engenheiro por formação, publicou inúmeras obras ligadas a botânica. Era um grande apaixonado pelas orquídeas, tendo publicado também, vários trabalhos sobre esse grupo de plantas.

O Simpósio acontece de 6 a 10 de setembro e as inscrições para as oficinas já podem ser feitas através do envio da ficha da inscrição disponível no site do evento.

registrado em:
Fim do conteúdo da página