Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Sexta edição do Circuito da Ciência aproxima a ciência da comunidade
Início do conteúdo da página
Notícias

Sexta edição do Circuito da Ciência aproxima a ciência da comunidade

  • Publicado: Sábado, 28 de Agosto de 2010, 00h00
  • Última atualização em Terça, 26 de Maio de 2015, 09h57

 

Ascom Inpa

O Circuito da Ciência acontece no Bosque da Ciência, no último sábado de cada mês

Por Josiane Santos e Séfora Antela

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) realizou neste sábado (28) a sexta edição do Circuito da Ciência. O projeto tem por finalidade de aproximar os jovens do meio ambiente e aproximar o meio ambiente de seu cotidiano.

O evento recebeu, aproximadamente, 250 alunos de quatro escolas municipais de Manaus, que participaram das oficinas de saúde bucal, informática, invertebrados, nutrição, prevenção às doenças tropicais como malária, leishmaniose e dengue. Participaram, também, de jogos lúdicos do Projeto Pirada (Grande Bagres da Região) e do Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea) do Inpa; exposições sobre resíduos sólidos, unidades de conversação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas); experimentos químicos do Serviço Social do Comércio (Sesc).

Siga o Inpa no Twitter

Mamíferos Aquáticos da Amazônia

Como parte das atividades da sexta edição do Circuito da Ciência, a Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa), que atua em convênio com o Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA/Inpa) e é patrocinada pela Petrobras, também deu sua contribuição para levar ciência, de maneira lúdica e interativa, aos estudantes.

Os mamíferos aquáticos da Amazônia que habitam o “Parque Aquático Robin C. Best” do Bosque da Ciência no Inpa: peixe-boi (Trichechus inunguis) e ariranha (Pteronura brasiliensis) foram tema do mini-circuito, montado pela Ampa/LMA.

Nessa edição, foram expostas quatro estações: a de bioacústica, de osteologia, de alimentação e digestão do peixe-boi da Amazônia e a sobre a biologia da ariranha. Em cada etapa do mini-circuito, os participantes puderam aprender brincando sobre como se dão os estudos desenvolvidos no LMA, além de entenderem a importância deles para ajudar na preservação das espécies citadas.

“O nosso objetivo aqui é abrir as portas do Instituto e mostrar o que nós apuramos de informação sobre os mamíferos aquáticos. Dessa forma, esses pequenos passam a conhecer de forma específica os mamíferos aquáticos e a entender a importância deles para o equilíbrio do ecossistema”, ressalta Gália Mattos, coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental da Ampa.  

Socialização do conhecimento

A principal proposta do projeto do Circuito da Ciência é popularizar a ciência através da aproximação e desenvolvimento de programas que levam o conhecimento produzido no Inpa para o público. De acordo com o coordenador do Circuito da Ciência, Jorge Lobato, o projeto há mais de uma década permite a sociedade, através das escolas, trabalhando com crianças de 10 a 15 anos, desenvolver atividades sócio-educativas que buscam, principalmente, despertar a sensibilização para que esses jovens possam através do conhecimento que absorvem dentro dessas ações do Inpa, melhorar a qualidade de vida deles e da comunidade onde vivem.

O Circuito da Ciência é realizado pelo Inpa, por meio do patrocínio da Petrobras e Moto Honda da Amazônia. O evento também recebe o apoio da Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa), do Serviço Nacional da Indústria (Sesi), Serviço Social do Comércio (Sesc), Secretária Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Secretária Municipal de Educação (Semed), Museu da Amazônia (Musa), Projeto Prosamin, Centro Universitário do Norte (Uninorte), Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), Brothers e Magistral.

Serviço

O Bosque da Ciência funciona de terça-feira a sexta-feira de 9h às 12h e 14h às 17h. Sábados, domingos e feriados das 9h às 16h. Na segunda-feira, o Bosque é fechado para manutenção. A venda de ingresso pode ser feita pela manhã nos horários de 9h as 11h30 e tarde de 14h às 16h. O valor do ingresso é R$ 5 para crianças de até 12 anos e idosos a partir de 65 anos não pagam.

Visitas de grupos escolares terão entrada franca, porém, precisa ser feita uma solicitação através de ofício pelos telefones(092) 3643-3192/3312 /3293.

registrado em:
Fim do conteúdo da página