Inpa discute parceria para produção de novos produtos alimentícios
Ascom Inpa
Pesquisadores do Inpa se reuniram com representantes da empresa Kraft Foods nesta quinta-feira (26). O objetivo é aproximar o conhecimento científico do processo produtivo e assim auxiliar no futuro na produção de novos produtos
Por Daniel Jordano
Pesquisadores ligados a estudos com alimentos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) participaram nesta quinta-feira (26) de uma reunião com integrantes da empresa Kraft Foods, empresa multinacional produtora de biscoitos, bebidas em pó, chocolates, gomas e balas de mascar, entre outros produtos.
O encontro ocorreu na sede do Instituto em Manaus e teve o objetivo de iniciar os debates sobre uma possível cooperação entre as duas instituições. Foram apresentadas propostas de como unir o conhecimento científico produzido nos laboratórios à necessidade da indústria e dos consumidores.
Segundo a coordenadora geral de pesquisas do Inpa, Lúcia Yuyama, a reunião é um passo para uma possível parceria para incentivar novas pesquisas na área de alimentos na região. “Essa primeira aproximação é saudável, pois é importante essa interface com a indústria, podemos aperfeiçoar várias ações e estabelecer uma cooperação através das linhas de pesquisas do Inpa com alimentos. Podemos formalizar essa parceria para atender a demanda da indústria e principalmente do consumidor”, explicou Yuyama.
Inovação e desenvolvimento sustentável
Os membros da empresa fazem visita às instituições de pesquisa do norte do País. O diretor científico da Kraft Foods, André Lozano, destaca a importância da Amazônia para a produção de alimentos. “A Amazônia tem um grande potencial e com essa possível parceria ganha a indústria, a pesquisa e o país. Vamos buscar projetos que saiam aqui da região para trazer benefício econômico”, afirmou Lozano.
O pesquisador do Inpa Niwton Leal Filho da Coordenação de Pesquisas em Ecologia (CPEC) do Inpa destaca como positivo o primeiro contato para futuras pesquisas. “Eles estão interessados em novos produtos nas patentes já existentes e também em conhecer o potencial de colaboração dos pesquisadores do Inpa envolvidos com pesquisas em alimentos. Nesse encontro, foi avaliado o que já existe de conhecimento e também o que pode ser feito através de convênios para aumentar as parcerias e trazer sustentabilidade dos produtos e benefícios sociais para o norte do país”, enfatizou.
Redes Sociais