Inpa realiza seminário de encerramento dos resultados do Pibic-Jr
Ascom Inpa
O Pibic-Jr tem a finalidade de incentivar e aproximar os estudantes para a área científica. O programa é voltado para os alunos do ensino fundamental (5ª a 8ª série), médio e técnico de escolas públicas do Amazonas
Por Josiane Santos
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) realizou nesta quinta-feira (19) o Seminário de Avaliação dos Resultados do Programa de Iniciação Científica Júnior (Pibic-Jr), cujo objetivo foi à apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos de ensino fundamental, médio e técnico. Este ano, 47 alunos concluíram o programa.
O programa iniciou em 2003 e recebe o financiamento da pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O Pibic-Jr é uma oportunidade dos jovens estarem em contato direto com a pesquisa, técnicas e métodos científicos, além de estimular o desenvolvimento do pensar e a criatividade.
Alunos de escolas indígenas também podem participar do programa. Ao fim do programa, os alunos apresentam um trabalho final avaliado e orientado por pesquisadores. Os trabalhos abrangem as áreas de ciências exatas, da terra e engenharia; ciências biológicas; ciências agrárias; ciências sociais aplicadas e ciências humanas.
As estudantes Rute Araújo, Jessica Macedo e Esthefanie Costa desenvolveram o trabalho intitulado “Iniciação dos alunos de ensino médio nas atividades do Laboratório de Alimentos e Nutrição”, que coletou dados para avaliação dos índices de anemia em crianças do município de Careiro da Várzea, interior do Amazonas. Na opinião das alunas, as atividades permitiram conhecer a rotina e prática das pesquisas. “Foi uma atividade totalmente diferente de tudo que a gente viveu no laboratório, as atividades aprofundaram mais os nossos conhecimentos em relação à pesquisa”, destacam.
As apresentações dos trabalhos passaram por avaliadores, um dos avaliadores foi o pesquisador João Vicente Braga Souza da Coordenação de Pesquisas de Ciências da Saúde (CPCS).
Souza destaca o programa como importante para instituição, estudantes e a sociedade. “O Inpa ganha no sentido de poder trazer alunos do ensino médio e fundamental para o Instituto e divulgar suas atividades para comunidade; a Fapeam, que tem como objetivo levar a pesquisa nos vários níveis sociais, esses alunos estão envolvidos com uma massa crítica que são os alunos de ensino médio e básico, quando falam das experiências deles nas escolas, eles vivem essas experiências e democratizam esse conhecimento”, avalia Souza.
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