Inpa realiza palestra sobre áreas úmidas
Ascom Inpa
O Programa de Apoio ao Núcleo de Excelência (Pronex), conta com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e apoio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam)
Por Wallace Abreu
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) por meio do Projeto Dinâmico Biológica de Fragmentos Florestais (PDBFF) com o apoio do Grupo Monitoramento de Áreas Úmidas Amazônicas (Maua) realiza nesta quinta-feira (19) a palestra “Tipologias Alagáveis como base para o uso sustentável das áreas úmidas” que será ministrada pelo Dr. Wolfgang Johannes Junk.
A palestra acontecerá no auditório de Biologia de Água Doce e Pesca Interior (BADPI), no Campus II – Inpa, com início às 17h. A atividade faz parte da abertura do II Workshop do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex) que está sob orientação da pesquisadora Maria Teresa Piedade da Coordenação de Pesquisa em Biologia Aquática (CPBA) do Instituto.
Junk possui graduação e doutorado em Zoologia, Botânica, Química, Oceanografia e Limnologia pela Universidade CAU em Kiel (Christian-Albrechts Universität). Pesquisador Sênior e líder do Grupo Ecologia Tropical no Instituto Max Planck para Limnologia em Ploen (Alemanha), que trabalha em parceria com Inpa.
Ele é coordenador e pesquisador do Inpa, pesquisador visitante da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e professor catedrático da Universidade de Hamburgo na Alemanha. Professor visitante da Universidade Estadual do Amazonas (UEA).
Especialista na área de Ecologia Tropical, atuando principalmente nos seguintes temas: Ecologia tropical da Amazônia e Pantanal, com ênfase em áreas alagáveis, ciclos de nutrientes, produção primária, decomposição, macrofilas aquáticas, peixes, floresta alagada, biodiversidade e manejo sustentável.
Programação
A partir desta sexta-feira (21) as atividades ocorrem no auditório da Biblioteca do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT), campus l, localizado na Avenida André Araújo, 2936, Aleixo e seguem até o próximo dia 21.
As inscrições para o dia 20 podem ser feitas pelo e-mail pronex.mathues@gmail.com. O Maua atua há várias décadas em estudos de áreas úmidas amazônicas e direciona seus esforços para a elaboração de uma detalhada tipologia alagável do estado do Amazonas.
Grandes áreas de várzea
O Inpa e o Max-Planck realizam os trabalhos em regime de cooperação internacional. A escolha do Amazonas para as pesquisas se dá pela grande cobertura de áreas alagáveis, sendo que segundo os especialistas, mais de 60% da população rural concentra-se nessas áreas onde derivam os mais importantes produtos que estão incluídos na economia da região como agricultura, silvicultura, extrativismo madeireiro, pesca e pecuária.
O grupo conta com participantes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Instituto de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá, Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).
Redes Sociais