Começa a oficina sobre Ciência, Tecnologia e Inovação em Santarém (PA)
Ascom Inpa
O Inpa realiza o evento em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e conta com o apoio do Museu Paraense Emilio Goeldi. As atividades ocorrem até hoje (18)
Por Daniel Jordano
O Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa/MCT) deu início nesta terça-feira (17) as atividades da a “Oficina de Ciência Tecnologia e Inovação: a estratégia de atuação do Inpa no Oeste do Pará”.
O evento ocorre em Santarém, interior do Pará, e tem a finalidade de promover debates sobre o desenvolvimento da ciência e inovação tecnológica no estado paraense e de que maneira esse desenvolvimento pode gerar renda para a comunidade.
A oficina conta com 58 participantes de 23 diferentes instituições que já desenvolvem atividades na região. Estavam presente na abertura do evento, o diretor do Inpa, Adalberto Val, e outros pesquisadores da Instituição, representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Ufopa, Museu Paraense Emilio Goeldi, prefeitura de Santarém, Instituto Butantan, além de instituições de ensino público e particular.
Cooperação
Um Acordo de Cooperação Técnico-Científico foi assinado entre o Inpa e a Ufopa com o objetivo de agilizar as pesquisas em CT&I para região. O coordenador de extensão do Inpa, Carlos Bueno, destaca o papel dos debates para o desenvolvimento das comunidades no Oeste do Pará através da Ciência e Tecnologia. “Os resultados dessa oficina deverão servir como direcionamento das pesquisas a serem implementadas na região pelo Inpa, por outras unidades do MCT e demais parceiros”, enfatizou.
Redes Sociais