Fortec/Norte se reúne para discutir meios de inovação e transferência tecnológica para a região Norte
Ascom Inpa
O Fórum Nacional de Gestores de Ciência e Tecnologia para a região Norte (Fortec/Norte) visa alcançar gestores de ciência, tecnologia e inovação da região Norte, com atuações em Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação, Agências de Fomentos, alunos de graduação de pós- graduação. A ficha de inscrição deve ser encaminhada para o email dpin@inpa.gov.br ou kiany@inpa.gov.br
Da redação da Ascom
Com o objetivo de debater formas de incentivo a inovação tecnológica, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) coordena e realiza o II Fórum Nacional de Gestores de Ciência e Tecnologia para a região Norte (Fortec/Norte), com o apoio de instituições parceiras da região Norte.
O evento acontecerá nos dias 9 e 10 de setembro, das 8h às 18h com intervalos para café e almoço, no auditório Gilberto Mendes na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), localizada na Avenida Joaquim Nabuco, Centro. No segundo dia, acontecerá o mini curso “Noções básicas de propriedade intelectual para gestores de tecnologia” ministrado pela Fucapi. A programção completa está disponível aqui.
O Fortec visa à criação de um Plano de Ação que envolve vários tópicos, a partir da integração dos gestores de C&T, dentre eles: ações conjuntas formativas, e informativas, que envolvem levantamentos e socialização de dados, e a socialização de boas práticas de gestão.
Desenvolvimento tecnológico
Além disso, a Fortec tem por finalidade a geração de novos conhecimentos na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) . Desde 2003, a Secretária de Estado de Ciência e Tecnologia (SECT) vem articulando no Amazonas a implementação e integração de diversas redes temáticas. Dentre essas redes destaca-se a Rede Amazonas de Tecnologia e Inovação, núcleo estadual da Rede Brasil de Tecnologia. Uma ação conjunta da SECT e do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), que visa proporcionar uma articulação entre as diferentes áreas do Governo, universidades, centros de pesquisa, empresas privadas e agentes financiadores, de forma a auxiliar na construção de um ambiente favorável à pesquisa, e a promoção do desenvolvimento econômico e social do Estado do Amazonas.
O evento conta com o apoio da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae),Fieam e a Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi).
Clique aqui para realizar a inscrição.
Redes Sociais