Circuito da ciência encerra a semana com comemorações dos 56 anos do Inpa
Ascom Inpa
O Projeto, que completa 11 anos em outubro de 2010, contará com a participação de 250 estudantes de quatro escolas públicas. O evento tem a finalidade de aproximar a ciência da comunidade e ocorre neste sábado (7) a partir das 8h30
Por Daniel Jordano
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) realiza neste sábado (7) a 5ª edição do Circuito da Ciência. O evento deste sábado encerra as comemorações dos 56 anos do Inpa e acontece no Bosque da Ciência, a partir das 8h30, na sede do Instituto, localizada na Avenida André Araújo, 2936, Aleixo.
Aproximadamente 250 crianças e jovens de quatro escolas públicas de Manaus vão participar das palestras sobre saúde bucal, educação ambiental, prevenção a doenças como malária e atividades educativas que inclui oficina de informática. Além disso, quem participar do evento vai poder conferir exposição das Unidades de Conservação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) e os trabalhos da Associação Amigos do Peixe Boi (Ampa), que atua em parceria com o Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA) do Inpa, na preservação a espécie.
O coordenador do projeto, Jorge Lobato, afirmou que o Circuito da Ciência promove a divulgação do saber científico. “O Inpa tem adotado o princípio de não apenas produzir o conhecimento sobre a Amazônia, mas também a inserção das comunidades nessa missão. O Circuito da Ciência visa exatamente promover a sensibilização ambiental através dessa interação”, destacou.
Ciência e cultura
De acordo com Ney Amazonas, que também atua no projeto, as atividades desta edição do Circuito da Ciência envolvem, ainda, atividades culturais e a interação entre cultura e ciência. “Uma visita ao Bosque da Ciência proporciona as crianças uma mistura de cultura, ciência e lazer ao mesmo tempo. Quando elas estão observando os animais do projeto Fauna Livre, aprendem mais sobre a nossa região”, afirmou.
Sobre o projeto
O Circuito da Ciência foi criado em março de 1999, com o Intuito de aproximar o Inpa da comunidade. No ano passado, o Circuito da Ciência recebeu no Japão o prêmio Honda na categoria sensibilização ambiental. O projeto conta com o patrocínio da Petrobras e da Moto Honda e o apoio da Magistral, Brothers, Serviço Social do Comércio (Sesc/AM), Serviço Social da Indústria (Sesi), Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea/Inpa), Museu da Amazônia (Musa), Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), e a Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Redes Sociais